Do ensino superior ao mercado de trabalho

contribuições do planejamento de carreira para egressos de Psicologia

Autores

  • Dayane Carolina de Melo Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fabiana Batistucci de Lima Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

A globalização acarreta ao mundo do trabalho constantes modificações, na medida em que está intrinsecamente ligada aos avanços da tecnologia, das novas demandas e ofertas apresentadas pela sociedade. Nesse universo que se forma, o trabalhador necessita acompanhar as mudanças e enfrentar os impactos causados pela globalização que afetam diretamente sua carreira. Mediante esse novo cenário, o trabalhador pode contar com o planejamento de carreira para enfrentar essas turbulências e mudanças velozes. Este trabalho teve por objetivo identificar a percepção dos egressos de 2010 e 2011 do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas sobre planejamento de carreira. Caracterizou-se como um estudo qualitativo. Participaram da pesquisa 8 egressos que se encontravam exercendo a profissão de psicólogo na cidade de Patos de Minas e residindo na mesma cidade. Sendo 6 (75%) do sexo feminino e 2 (25%) do sexo masculino. A média de idade foi de 28 anos com desvio padrão de 10,0. Com relação ao estado civil, 5 (62,5%) são solteiros e 3 (37,5%) são casados. Quanto ao turno do curso, todos estudaram em período integral. Com relação ao nível de instrução, além da Psicologia, 1 (12,5%) possui curso Técnico em Contabilidade e 1 (12,5%) possui graduação em Letras. Foram utilizados os instrumentos: termo de consentimento livre e esclarecido, ficha de informações sócio demográficas e entrevista semiestruturada, que combinou perguntas abertas e fechadas. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo, definindo-se categorias temáticas. Os resultados mostraram que os participantes possuem uma concepção formada sobre planejamento de carreira que vai ao encontro da teoria, compreendendo-o como o entendimento do que se tem em termos de conhecimentos, habilidades, situação financeira, situação profissional e o que é necessário adquirir para alcançar os objetivos, traçando com isso metas em longo prazo. Número de aprovação do CEP: 57/12.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA