Desenvolvimento sensório-motor do recém-nascido

revisão bibliográfica

Autores

  • Luiza Amorim Abdo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luíza Caetano Vieira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carla Sousa Borges Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Silvestre Barbosa Melo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Juliana Ribeiro Gouveia Reis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

O conhecimento de aspectos sensório-motores precoces pode ser um caminho importante para a compreensão do desenvolvimento e do nível de organização individual do bebê. A finalidade deste artigo consistiu em compreender todo o desenvolvimento sensório-motor do recém-nascido, identificando seu processo do seu nascimento, até completar um mês. O levantamento bibliográfico referiu-se às publicações científicas nas bases do Google Acadêmico e Scielo, utilizando-se das palavras-chaves “desenvolvimento sensório-motor”, “recém-nascido” e “desenvolvimento sensorial normal”. Logo nos primeiros instantes após o nascimento, é possível observar uma grande diversidade de comportamentos específicos, podendo citar a conduta mão na boca e a sucção de mão. As habilidades motoras dos recém-nascidos são precárias e mantém-se sempre com as pernas flexionadas. As características físicas e sensoriais do neonato são: cor avermelhada, calvos ou cabeludos, crânio alongado ou assimétrico, órgão genital proeminente, altura média de cinquenta centímetros, peso médio de três quilos, audição começa no útero e é aguda mesmo antes do nascimento, visão é míope, olfato é rudimentar, mas discrimina os quatro sabores básicos e tem reações agradáveis em relação ao açúcar. Logo após o nascimento, a criança desenvolve os reflexos, uma resposta automática e involuntária que é desencadeada por meio de algum estímulo, sendo adaptativos, aqueles que auxiliam o bebê a sobreviver no mundo real; e primitivos, porque são controlados pelas partes mais primitivas do cérebro. Brazelton (1981) considera que grande parte do comportamento complexo que usamos mais tarde em nosso desenvolvimento humano é prenunciado no começo da infância, na forma de reflexos. As crianças têm um desenvolvimento muito rápido durante os quinze meses de vida. Quando ela nasce, é praticamente só reflexo e, poucos meses depois, já tem reações pensadas e muitas vezes, complexas. Este estudo descreveu as características relacionadas a movimentos que o bebê faz através de reflexos simples, as habilidades motoras, o desenvolvimento do cognitivo, possibilitando compreender o desenvolvimento sensório- motor do recém-nascido.

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA