Atuação do farmacêutico na atenção primária de saúde

revisão integrativa

Autores

  • Maycon Sthael Alves Gontijo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

farmacêutico, atenção primária à saúde, função

Resumo

Introdução e Objetivo: O profissional farmacêutico vivencia uma crise de identidade profissional apresentando pouca inserção na equipe de saúde assumindo ações pre‐ dominantemente administrativas em detrimento de ações de educação em saúde e de orientação sobre o uso de medicamentos. Este estudo objetivou analisar artigos que descreveram as atividades preconizadas por lei, decreto, portaria, programa, políticas e Código de ética do farmacêutico? E as atividades desenvolvidas pelo farmacêutico na Atenção Primária a Saúde (APS). Materiais e Métodos: Trata‐se de uma revisão inte‐ grativa da literatura. Foram consultadas as bases de dados e bibliotecas virtuais: LI‐ LACS, SciELO, BVS, Google, Saude.gov.. A amostra da revisão constituiu‐se de 6 arti‐ gos publicados entre 2006 e 2010. Resultados e Discussão: Dentre as atividades preco‐ nizadas foram descritas atenção e assistência farmacêutica; atividades educativas; tec‐ nologia de gestão do medicamento; consulta para detecção dos problemas relacionados aos medicamentos (PRM) e tecnologia em saúde. Nas atividades desenvolvidas encon‐ tramos a descrição de atuações discrepantes hora atuação centrada na atenção e assis‐ tência farmacêutica focado no modelo curativista restrito na gestão do medicamento focado na dispensação do medicamento e hora a centrada no cuidado integral do paci‐ ente como gestão de caso clinico; atendimento à demanda espontâneo, participação em grupos operativo‐educativos, visitas domiciliares, atenção farmacêutica (Método Dáder) e utilização de ferramentas de acesso como genograma e ecomapa, possibili‐ tando um novo olhar ao cuidado no exercício da profissão farmacêutica. Conclusão: Conclui‐se que o exercício da profissão do farmacêutico está passando por um período de transição do modelo centrado no medicamento para o modelo centrado no cuidado integral do paciente. Assim percebe‐se a necessidade de sensibilizar os profissionais farmacêuticos e rediscutir seu posicionamento como membro integrante da equipe dentro da APS, para ampliação de suas atividades voltadas para o paciente dentro do contexto sócio, econômico, cultural.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA