Oficinas de musicalização com crianças em acolhimento institucional como recurso para intervenção no senso de autoeficácia

Autores

  • Lucas André de Paula Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gledson Régis Lobato Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bruno Castro Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

musicalização, autoeficácia, rendimento acadêmico

Resumo

Introdução e objetivo: O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a aplicação de medidas protetivas a crianças e adolescentes em situação de risco. Dentre estas, há o Acolhimento institucional, o qual constitui medida excepcional e transitória para retorno à família de origem ou colocação em família substituta. Os riscos e benefícios da institucionalização de crianças e adolescentes têm sido abordados na literatura especializada, sinalizando a necessidade de intervenções específicas para as dificuldades de crianças neste contexto. Dentre as dificuldades apontadas encontra‐se o baixo rendimento acadêmico, havendo evidências da relação deste com o baixo senso de auto‐eficácia. Segundo Bandura, a auto‐eficácia seria a crença do indivíduo sobre sua capacidade de desempenho em atividades específicas. A auto‐eficácia dos estudantes, juntamente com outras crenças e atitudes em relação à aprendizagem, tem sido considerada uma grande variável no desempenho acadêmico. A auto‐eficácia influencia no rendimento acadêmico e vice‐versa, pois esta influência ocorre tanto por ação direta quanto por seu impacto nos processos de motivação, auto‐regulação e autopercepção e nas expectativas de resultados, nas escolhas e interesses. Recentemente, tem se estudado a música como recurso para intervenção em dificuldades de aprendizagem, tendo impacto no desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, auto‐disciplina, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação. Considerando os benefícios da músicalização, o objetivo do presente trabalho consiste em realizar uma revisão de literatura a fim de verificar a produção especializada acerca do impacto da musicalização no senso de auto‐eficácia das crianças. Tal revisão possibilitará o fundamento para uma proposta de intervenção, através de oficinas de música, com crianças em acolhimento institucional na cidade de Patos de Minas. Materiais e método: Este trabalho consiste em uma revisão da produção científica na literatura nacional de estudos sobre a influência da musicalização no desenvolvimento do senso de auto‐eficácia da criança. Foi realizada uma busca sistemática na literatura especializada, utilizando como palavras chave: Musicalização, música e desenvolvimento da criança, senso de auto‐eficácia. Foram encontrados 9 artigos sobre o tema, os quais foram analisados considerando a influência da musicalização no senso de auto‐eficácia da criança. Resultados e discussão: A literatura tem mostrado que crianças e adolescentes submetidos a musicalização tem melhor desenvolvimento da atenção, memória, concentração e melhor rendimento acadêmico.No entanto, não se verificou a existência de trabalhos abordando a correlação entre musicalização e senso de auto‐eficácia. Conclusão: Apesar de não se verificar a presença de trabalhos correlacionando musicalização e senso de auto‐eficácia, a presente revisão aponta a música como possível recurso para o trabalho com crianças em acolhimento institucional. Salienta‐se que há poucas pesquisas sobre o tema, evidenciando a necessidade de maior produção científica nesta área.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos