Trabalhando as habilidades sociais por meio da metodologia psicodramática

Autores

  • Regina Aparecida Cardoso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mariza Ferreira Leão Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Olyanna Príscila Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maykon Vinicius Lazzarini Lanute Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

psicodrama, criança, habilidades sociais

Resumo

Introdução e Objetivo: O desenvolvimento socioemocional e, mais especificamente, um repertório elaborado de habilidades sociais, têm sido considerados como fatores ou correlatos importantes da saúde psicológica, da aprendizagem acadêmica, do exercício da cidadania e do sucesso pessoal e profissional. Estudos na área evidenciam que as dificuldades ocasionais nas relações interpessoais não são consideradas distúrbios ou patologias, porém, certamente, diminuem a qualidade de vida das crianças, requerendo intervenções preventivas e educacionais. As condições psicossociais das crianças em situação de risco social contribuem para que esses indivíduos acabem situados em uma posição de exclusão social e apresentem déficits em seu processo de aprendizagem escolar, baixa estima e, muitas vezes comportamentos antissociais. A intervenção teve como objetivo desenvolver as habilidades sociais básicas relacionadas ao contexto escolar, familiar e social dos participantes visando melhorar sua capacidade de comunicação e manejo das relações interpessoais. Materiais e Métodos: O presente trabalho foi realizado com crianças de 9 a 12 anos em uma instituição pública de Patos de Minas. A intervenção foi feita em grupo e utilizou‐se a metodologia psicodramática e técnicas de dinâmica de grupo. A duração do trabalho foi de cinco semanas com encontros semanais. Resultados e Discussão: Ao término da intervenção foi possível observar, por meio do relato dos participantes e também da avaliação dos professores, mudanças importantes como uma percepção mais positiva de si mesmo, aumento da espontaneidade e melhora em suas relações interpessoais. Conclusão: Concordando com estudos na área, os resultados deixam claro que na atualidade faz‐se necessário incluir, entre os produtos desejáveis da escolarização, não somente competências acadêmicas, mas buscar o desenvolvimento de outras habilidades de natureza social e ética.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos