Bombom de mousse de acerola com quinua

Autores

  • Letícia Araújo Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Kelly Maria de Jesus Nascimento Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Karyna Maria de Mello Locatelli Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

chocolate, acerola, quinua

Resumo

Introdução e Objetivos: O chocolate é um produto comumente consumido, seus com‐ postos, como os flavonóides, além de antioxidantes, podem exercer uma ação anti‐ inflamatória sobre a parede dos vasos sanguíneos e estimularia a produção de óxido nítrico, um composto químico que induz o relaxamento das artérias, diminuindo a pressão arterial. A acerola destaca‐se por conter carotenóides, alto teor de vitamina C e fitoquímicos, como as antocianinas. O teor de B‐caroteno da acerola, quando compara‐ do com os demais frutos, é considerado de boa qualidade, e associado ao alto conteúdo de vitamina C a torna um fruto de grande importância nutricional. A quinua além de ser ótima fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, vitaminas, minerais e gordu‐ ra saudável, contêm todos os aminoácidos essenciais e que são precursores de diversas proteínas. Essas proteínas, são indispensáveis para o melhor rendimento e elasticidade das fibras musculares, recuperação de tecidos e células, manutenção dos órgãos, da pele e do sistema imunológico, bem como na produção de hormônios e enzimas. Esse trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de produto inédito utilizando ingredi‐ entes “inovadores” a fim de se produzir receita com alto valor nutritivo. Materiais e métodos: A produção do bombom foi realizada no Laboratório de Técnica Dietética do Centro Universitário de Patos de Minas. Todos os ingredientes foram adquiridos no comércio local. O bombom foi servido em porções de 60 gramas, a temperatura ambi‐ ente para uma população de 54 pessoas, sendo 70% do sexo feminino e 30% homens, selecionados aleatoriamente. Foi realizada a análise sensorial, utilizando uma escala hedônica de cinco pontos, variando entre gostei muito e desgostei muito. Resultados e discussão: Dentre os resultados, para a população feminina, podemos observar que 66% da amostra optaram por “gostei muito”, 34% para “gostei” e na análise de inten‐ ção de compra 100% delas disseram que comprariam o produto. Para a população masculina, 75% marcaram a opção “gostei muito”, 19% optaram pela “não gostei/nem gostei” e 6% desgostaram muito. 75% disseram que comprariam o produto e 25% de‐ clarou que não compraria. Conclusão: Os dados obtidos nesse estudo revelam um re‐ sultado positivo em relação à aceitação do bombom.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos