Análise do peso corporal e do peso da mochila de escolares de uma escola pública de Patos de Minas

Autores

  • Paula Marques de Assis Pires Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Danyane Simão Gomes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

escolares, mochilas, postura

Resumo

Introdução e Objetivo: O uso inadequado e as cargas excessivas das mochilas tornam as alterações posturais visíveis e palpáveis, que podem ocasionar desvios posturais e algias na fase do desenvolvimento corporal do indivíduo. O presente estudo teve co‐ mo objetivo verificar se o peso da mochila escolar encontrava‐se adequado ao peso corporal dos escolares. Material e Métodos: Foram avaliados 30 escolares, com idade entre 8 a 12 anos, de ambos os sexos. Avaliou‐se o peso corporal dos escolares e tam‐ bém o peso de suas mochilas, além de ser observado o modo de transporte das mes‐ mas. Logo depois, foi realizada a análise do peso corporal e do peso da mochila escolar para identificar se este último encontra‐se adequado em relação ao primeiro (10% do peso corporal). Resultados e Discussão: Encontrou‐se que 70% dos escolares utiliza‐ vam mochilas com sobrecarga (maior que 15% do peso corporal), e 90% usavam o mo‐ delo de transporte com duas alças. O peso excessivo pode gerar alterações posturais, sendo o período escolar a fase mais crítica, por ser a fase de maior crescimento das es‐ truturas corporais. Além disso, o agravante é o ato repetitivo que a criança faz ao car‐ regar o material cinco vezes por semana, ao longo de muitos anos. Conclusão: Conclui‐ se que a maioria dos escolares apresenta sobrecarga na mochila escolar e acredita‐se que essa sobrecarga está associada à presença de dores musculoesqueléticas nessas crianças.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos