Estudo da capacidade cognitiva de deficientes visuais na prática de técnicas manuais de massagem

Autores

  • Elis Regina F. Tavares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Vivianne Peixoto da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

deficiência visual, processo cognitivo, massagem manual

Resumo

A visão representa um dos sentidos primordiais no relacionamento social, estabelecendo-se através de mecanismos psicofisiológicos que determinam a impressão sensorial. A cegueira constitue-se como uma deficiência grave atingindo partes do aparelho visual, decorrente de causas congênitas ou adquiridas. Com a perda visual as pessoas passam por um processo de reconstrução do sistema cognitivo envolvendo a percepção tatil. O movimento das mãos como atividade de contato (massagem) estimula a atenção tátil possibilitando a reconstrução do processo cognitivo. Objetivou-se com esse estudo investigar diferenças no processo cognitivo de deficientes visuais congênitos e adquiridos através de técnicas de massagem manual.

Biografia do Autor

Elis Regina F. Tavares, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna graduanda do curso de Fisioterapia

Vivianne Peixoto da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do Centro Universitário de Patos de Minas

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA