Jogos cooperativos e qualidade de vida

uma abordagem na educação física escolar

Autores

  • Altair Faustino Duarte Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Palavras-chave:

jogos, qualidade de vida, escola

Resumo

O seguinte trabalho se justifica na expressão “qualidade de vida” que tem sido empregada em diferentes contextos, de organizações a grupos acadêmicos, posto que inúmeros fatores (sociais, ambientais, econômicos, familiares etc) podem influenciar na qualidade de das pessoas. Partindo do conceito da Organização Mundial de Saúde de que qualidade de vida é a percepção do indivíduo de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações"(WHOQOL GROUP, 1994). Em outras palavras, diferentes sujeitos, cada qual com suas características, necessidades, valores e objetivos de vida, perceberão aspectos específicos em seu cotidiano e lhes atribuirão melhores ou piores avaliações, concluindo que suas vidas apresentam-se com mais ou menos qualidade. Desta forma, o desenvolvimento de programas de atividade física no gerenciamento dos níveis de estresse, de relações humanas cooperativas e éticas,(jogos cooperativos ) entre outros, ao investirem na saúde e na educação das pessoas, colaboram efetiva e significativamente para elevar sua qualidade de vida. Esta se tratando de uma pesquisa em andamento que desenvolve-se em uma perspectiva exploratorica, com abordagem quantiqualitativa, tem por objetivo refletir sobre o papel das atividades lúdicas na educação física em função do relaciomamento interpessoal e a qualidade de vida no contexto escolar.

Biografia do Autor

Altair Faustino Duarte, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG)

Professor Educação Física da rede municipal e Estadual de ensino Patos de Minas Mestrando em educação Universidad de La Empresa

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos