A importância da atividade física no controle da hipertensão arterial
na população de Patos de Minas
Palavras-chave:
hipertensão, atividade física, prevençãoResumo
A atividade física vem sendo recentemente listada como um dos principais indicadores na prevensão de doenças
cardiovasculares como a hipertensão arterial.
Hoje, esta patologia está se tornando a maior preocupação dos profissionais da área de saúde. Sendo esta doença, um dos problemas de saúde com maior índice que prevalece na população idosa atual. Ela é definida como uma patologia silenciosa com evolução crônica e apresentando valor da PA sistólica acima de 139.
No entanto, o baixo nível de atividade física (sedentarismo) representa um ótimo aliando ao estresse e consequentemente importante fator de risco no desenvolvimento de doenças. Desta forma aumentaram a preocupação no sentido de tentar melhorar o tratamento para HA ou buscar uma melhor forma de prevenção.
Uma desta forma foi com o exercício físico aeróbico, sendo este podendo apresentar efeitos anti – hipertensivo, e estes efeitos se dariam por uma série de respostas fisiológicas nos sistemas corporais e, em especial, no sistema cardiovascular.
Mello & Ximenes em (2002) observaram que após uma atividade física as pessoas relatavam uma grande melhora no estresse, consequentemente passavam a ter uma atividade de vida diária melhor e evitando com isso o aumento da PA.
Desta forma, esta pesquisa teve como finalidade descrever a importância da atividade física no controle da hipertensão arterial, favorecendo a compreensão da importância da atividade física em seu controle e profilaxia e avaliando se as pessoas apresentam algum fator de risco para o desenvolvimento e investigar a falta de conhecimento sobre a doença.