A importância da atividade física no controle da hipertensão arterial

na população de Patos de Minas

Autores

  • Adriane Maria Januário Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Célio Marcos dos Reis Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

hipertensão, atividade física, prevenção

Resumo

A atividade física vem sendo recentemente listada como um dos principais indicadores na prevensão de doenças

cardiovasculares como a hipertensão arterial.

Hoje, esta patologia está se tornando a maior preocupação dos profissionais da área de saúde. Sendo esta doença, um dos problemas de saúde com maior índice que prevalece na população idosa atual. Ela é definida como uma patologia silenciosa com evolução crônica e apresentando valor da PA sistólica  acima de 139.

No entanto, o baixo nível de atividade física (sedentarismo) representa um ótimo aliando ao estresse e consequentemente importante fator de risco no desenvolvimento de doenças. Desta forma aumentaram a preocupação no sentido de tentar melhorar o tratamento para HA ou buscar uma melhor forma de prevenção.

Uma desta forma foi com o exercício físico aeróbico, sendo este podendo apresentar efeitos anti – hipertensivo, e estes efeitos se dariam por uma série de respostas fisiológicas nos sistemas corporais e, em especial, no sistema cardiovascular.

Mello & Ximenes em (2002) observaram que após uma atividade física as pessoas relatavam uma grande melhora no estresse, consequentemente passavam a ter uma atividade de vida diária melhor e evitando com isso o aumento da PA.

Desta forma, esta pesquisa teve como finalidade descrever a importância da atividade física no controle da hipertensão arterial, favorecendo a compreensão da importância da atividade física em seu controle e profilaxia e avaliando se as pessoas apresentam algum fator de risco para o desenvolvimento e investigar a falta de conhecimento sobre a doença.

Biografia do Autor

Adriane Maria Januário, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de Educação Física do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Célio Marcos dos Reis Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor do curso de Fisioterapia do Centro Universitário de Patos de Minas –UNIPAM

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos