Identificação de stress nos estudantes de Enfermagem

Autores

  • M. A. G. S. Souza Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • N. A. C. Castro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • R. A. Evangelista Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

Considerando o grande número de artigos que indicam a presença de stress no estudante de enfermagem e observando as relações interpessoais entre os docentes e os discentes, o objetivo deste estudo foi identificar nesta população aspecto indicativo de stress psíquico, desejo de morte, falta de confiança na capacidade de desempenho, distúrbios de sono e psicossomáticos. A população foi constituída por alunos matriculados no último ano do Curso de Graduação de Enfermagem. Para a coleta foi utilizado o teste “General Health Questionnaire” para avaliar os níveis de saúde geral validado e avaliado por PASQUALI et al, 1994 e utilizado por FARAH, 2001. Estes dados foram coletados no início do período letivo. Os resultados foram trabalhados estatisticamente e permitiram concluir que os escores apresentados pelos estudantes são indicativos de stress psíquico, distúrbio de sono e psicossomático. Portanto, é necessária a continuação de estudos nesta área para que possa oferecer subsídios ao docente interessado em facilitar o processo ensino-aprendizagem, principalmente dos estudantes que necessitam trabalhar suas emoções e comportamentos.

Biografia do Autor

M. A. G. S. Souza, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmico do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA), Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Minas Gerais

N. A. C. Castro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmico do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA), Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), Minas Gerais

R. A. Evangelista, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientadora e Docente do curso de Enfermagem, FACISA, UNIPAM

Downloads

Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA