A psicomotricidade e sua influência no desenvolvimento integral do educando

Autores

  • A. L. Soares Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • E. G. A. Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Resumo

Nossa pretensão neste texto é realizar uma análise sobre a importância da Psicomotricidade, enfatizando sua influência sobre a formação integral da criança. Sabemos que as atividades psicomotoras, quando bem trabalhadas, desenvolvem o educando, acarretando bem estar, pois influi na construção da auto estima e auto conceito, aspectos importantes para o desenvolvimento da cognição, socialização, aspecto afetivo, emocional e motor. Os estudos recentes sinalizam que uma criança que não elaborou seu esquema corporal, não coordena bem os movimentos, assim, a lateralidade não está bem definida, conseqüentemente, não possui uma boa percepção espacial e temporal, contribuindo para o fracasso escolar, o que acarreta transtornos na sua emoção, trazendo prejuízo à sua saúde mental. Situações para as quais os profissionais da educação não foram preparados na formação inicial e permanente. Muitas das vezes, as escolas se esquecem de proporcionar aos alunos atividades lúdicas e recreativas, educação psicomotora, que permitem à criança desenvolver no processo de ensino/aprendizagem, propiciando, assim, uma melhor qualidade de vida. A investigação bibliográfica foi realizada tendo como suporte teórico os autores Le Boulch(1987), Fonseca(1995) e Oliveira(2003). Concluímos este texto concordando com os autores citados que a criança que não desenvolve bem o processo de aprendizagem é porque não desenvolveu progressivamente o aspecto psicomotor. Partindo desse pressuposto pretendemos com este trabalho contribuir para uma reflexão sobre a formação dos professores, relacionado ao conhecimento da importância da psicomotricidade para o desenvolvimento integral do educando.

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Publicado

2018-07-27

Edição

Seção

Resumos