Capacitação dos agentes comunitários de saúde da Equipe Saúde da Família 11 de Patos de Minas – MG

relato de experiência

Autores

  • Vitor Carvalho Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Walterley Coelho Alves Junior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gabriel Morais Souza Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Rafael Martins Afonso Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helvécio Marangon Júnior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

agentes comunitários de saúde, equipe de saúde da família, Promoção de saúde

Resumo

A educação em saúde é essencial para o desenvolvimento de capacidades individuais e coletivas e tem por objetivo melhorar a qualidade de vida e saúde de uma população. Para que uma Unidade Básica de Saúde (UBS) possa atuar adequadamente é imprescindível o reconhecimento do contexto de atuação em que profissionais de saúde estão inseridos. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo ressaltar a importância da capacitação dos agentes comunitários de saúde (ACS(s)) em promoção de saúde bucal, segundo a lógica da atuação da equipe de saúde da família 11: “Dr. Alírio Martins”, que tem por referência a unidade básica de saúde situada no bairro Jardim Itamarati no município de Patos de Minas-MG. Alunos de odontologia, por meio da unidade: Integração Ensino-Serviço-Comunidade do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), foram alocados para composição da equipe. Os acadêmicos perceberam a necessidade de capacitação dos ACS(s) para formação de promotores de saúde bucal. Por meio de entrevistas, foram coletadas informações de temáticas relativas à odontologia já conhecidas por esses agentes. Foram coletadas, também, sugestões temáticas a serem discutidas em atividade educativa dirigida. Os alunos propuseram, então, o estabelecimento de grupos operativos compostos por ACS(s) da ESF-11, de mais duas ESF(s) da mesma unidade e do grupo de agentes de combate a dengue. Foram empregadas a dinâmica educativa de brainstorm e metodologia de construção de conhecimento com aula expositiva sobre agravos em saúde bucal como: cárie dentária, doença periodontal e câncer de boca. A metodologia ativa, para capacitação em diferentes técnicas de higiene bucal conforme os diferentes ciclos de desenvolvimento humano, também foi empregada. A partir da estratégia proposta, os ACS(s) se apropriaram de conteúdos e informações técnicas em saúde bucal que permitiram desempenhar suas funções com maior perícia, respeitando os limites de responsabilidade de suas funções, permitindo a formação de cuidadores centrados na promoção de saúde e qualidade de vida. Os ACS(s) conhecem com profundidade a realidade locoregional de um território, pois são parte dessa comunidade. Conhecem valores, linguagem, perigos e oportunidades dessa comunidade; representam, portanto, uma oportunidade de agregar, à equipe, o olhar da comunidade, olhar esse que revela necessidades locais de maneira contextualizada e que abre as portas para propostas de intervenções, inclusive em saúde bucal.

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Publicado

2019-04-25

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA