A pluralidade de atuações do acadêmico de Odontologia na integração ensino-serviço comunidade
relato de experiência
Palavras-chave:
Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Integração ensino-serviço-comunidade (INESC), Sistema Único de Saúde (SUS)Resumo
Tendo por norteamento as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em Odontologia, foi instituída, no currículo obrigatório do curso de ODONTOLOGIA do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), a unidade curricular de Integração Ensino - Serviço - Comunidade (INESC), cujo principal objetivo é atrelar uma coalizão entre o serviço público de saúde e a universidade, possibilitando, assim, um ambiente prático para os estudantes. Em vista disso, este trabalho possui como propósito relatar a experiência dos alunos de odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) na unidade de Integração Ensino-Serviço-Comunidade. A disciplina INESC apresenta como princípio cardeal o desenvolvimento do olhar crítico e reflexivo sobre os desafios que podem ser vivenciados durante a integração entre os alunos e usuários do sistema de saúde. Tais experiências são de grande relevância para a formação de um profissional singular e engajado no Sistema Único de Saúde (SUS). O contato dos acadêmicos com o SUS favorece a troca de experiências e conhecimento com profissionais que já estão inseridos na rede de atenção em saúde, possibilitando a criação de vínculos e interação com os profissionais e com a comunidade na qual estão inseridos. Portanto, é relevante ressaltar a importância do engajamento dos acadêmicos de odontologia no desenvolvimento de atividades dentro da unidade da INESC, tendo foco nas áreas curativas e preventivas, sendo as curativas na área de periodontia, dentística, endodontia e cirurgias. O resultado é uma notória melhora na qualidade da saúde pública das comunidades locais, concomitante às vivencias clínicas dos alunos, possibilitando crescimento e amadurecimento acadêmico dos discentes.