A pluralidade de atuações do acadêmico de Odontologia na integração ensino-serviço comunidade

relato de experiência

Autores

  • Lays Reis Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Victor Hugo Pereira Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helvécio Marangon Júnior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Cássia Eneida Souza Vieira Dutra Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Integração ensino-serviço-comunidade (INESC), Sistema Único de Saúde (SUS)

Resumo

Tendo por norteamento as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) em Odontologia, foi instituída, no currículo obrigatório do curso de ODONTOLOGIA do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), a unidade curricular de Integração Ensino - Serviço - Comunidade (INESC), cujo principal objetivo é atrelar uma coalizão entre o serviço público de saúde e a universidade, possibilitando, assim, um ambiente prático para os estudantes. Em vista disso, este trabalho possui como propósito relatar a experiência dos alunos de odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) na unidade de Integração Ensino-Serviço-Comunidade. A disciplina INESC apresenta como princípio cardeal o desenvolvimento do olhar crítico e reflexivo sobre os desafios que podem ser vivenciados durante a integração entre os alunos e usuários do sistema de saúde. Tais experiências são de grande relevância para a formação de um profissional singular e engajado no Sistema Único de Saúde (SUS). O contato dos acadêmicos com o SUS favorece a troca de experiências e conhecimento com profissionais que já estão inseridos na rede de atenção em saúde, possibilitando a criação de vínculos e interação com os profissionais e com a comunidade na qual estão inseridos. Portanto, é relevante ressaltar a importância do engajamento dos acadêmicos de odontologia no desenvolvimento de atividades dentro da unidade da INESC, tendo foco nas áreas curativas e preventivas, sendo as curativas na área de periodontia, dentística, endodontia e cirurgias. O resultado é uma notória melhora na qualidade da saúde pública das comunidades locais, concomitante às vivencias clínicas dos alunos, possibilitando crescimento e amadurecimento acadêmico dos discentes.

Biografia do Autor

Lays Reis Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 7º período do curso de Odontologia – UNIPAM

Victor Hugo Pereira Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 7º período do curso de Odontologia – UNIPAM

Helvécio Marangon Júnior, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador – UNIPAM

Cássia Eneida Souza Vieira Dutra, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora – UNIPAM

Downloads

Publicado

2020-11-26

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA