Atividade educativa para prevenção da iniciação do tabagismo na adolescência – relato de experiência
Palavras-chave:
educação em saúde, prevenção, tabagismoResumo
O tabagismo é umas das principais causas de morte evitáveis no mundo. De maneira geral, o uso precoce do cigarro vem aumentando significativamente, o que é um dado preocupante, já que adolescentes fumantes provavelmente se tornaram adultos fumantes. Diante desse quadro, vê-se a necessidade de medidas preventivas para se evitar o uso do cigarro em pessoas que estão no início de suas vidas. Assim sendo, a utilização de metodologia ativa, como a gamificação, é uma excelente oportunidade para incentivar a busca e a sedimentação do conhecimento acerca de diversos temas. O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância de programas de prevenção ao tabagismo na população adolescente assim como elucidar a importância e a eficiência da metodologia ativa como a aplicada. Para realização da dinâmica, foram selecionados alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental de escola pública. Inicialmente foram passadas informações que respondiam às seguintes questões: “o que leva alguém a fumar?”, “quais as doenças quem fuma pode ter?” e “o que fazer quando um amigo começa a fumar?”. Em seguida, os alunos foram divididos em três grupos e foi explicado o funcionamento da dinâmica. Cada grupo recebeu, aleatoriamente, uma pergunta. A finalidade era que cada grupo conseguisse o maior número de respostas corretas para cada pergunta a ele atribuída, de modo que, para os alunos responderem às perguntas, eles tiveram acesso às informações antes passadas e puderam pesquisar na internet. Ao final, os grupos tiveram que apresentar suas respostas aos outros grupos. As respostas foram corrigidas, e o grupo que conseguiu um maior número de respostas ganhou a dinâmica. Como prêmio, o grupo vencedor recebeu kits contendo itens para uma boa higiene bucal. O game utilizado, como descrito, vem ao encontro de outros trabalhos já relatados na literatura. Existiu um desconforto inicial pela equipe aplicadora do game, por não saber como seria a recepção da dinâmica. Porém, no desenrolar da atividade, foi possível perceber que, devido à situação de disputa, os alunos, em geral, se empenharam para garantirem que estariam na competição até o final. Durante toda a dinâmica, foi possível perceber que a maioria dos estudantes tinha conhecimento da existência do tabaco, algumas consequências do tabagismo, mas tinha dificuldades em entender quais eram os impactos e como estes poderiam afetar suas vidas. Ao final, foi nítida a melhora no nível de conhecimento dos alunos quanto ao tabagismo, às doenças e sequelas causadas pelo uso do tabaco, aos motivos que estimulam o seu uso e a como auxiliar pessoas próximas quando estão iniciando ou já estão com o vício instalado. Por meio da ação de educação em saúde proposta, foi possível perceber o quanto ainda são necessários programas de prevenção ao tabagismo, já que grande parte dos estudantes desconhecia, inicialmente, as respostas para as perguntas previamente estabelecidas. Destaca-se aqui que, a partir da metodologia de abordagem ativa, a gamificação, o nível de aprendizado e empenho dos alunos foi altamente relevante. Portanto, sugere-se que novos programas de prevenção ao tabagismo sejam implantados e que, se possível, com adoção de metodologias ativas para maior empenho e nível de aprendizado por parte dos escolares.