Promoção de saúde bucal em pré-escolares do Centro Municipal de Educação Infantil Leonides da Rocha: relato de experiência

Autores

  • Vitor CarvalhoRodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sarah de Morais Pelet Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Caroline Rodrigues Dias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Henrique Nunes Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Denise de Souza Matos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação em saúde bucal, pré-escolares, promoção da saúde

Resumo

A saúde bucal é capaz de influenciar a condição sistêmica do indivíduo e, por isso, é de fundamental importância para a criança a aquisição de hábitos corretos de higiene bucal o mais precocemente possível, evitando-se, dessa forma, agravos locais e gerais advindos de uma doença bucal que pode ser consequência da uma má higiene. Sabe-se que a infância é o período mais adequado para a obtenção e assimilação de informações visando ao estabelecimento de hábitos saudáveis, principalmente se tais conhecimentos forem transmitidos de maneira lúdica. Assim, o desenvolvimento de atividades educativas voltadas para a saúde bucal em creches e escolas é a estratégia mais eficaz para disseminar o conhecimento acerca dos bons hábitos de higienização bucal. Nesse contexto, o presente trabalho tem por objetivo relatar a importância de atividades de promoção e educação em saúde bucal, como a realizada com pré-escolares do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Leonides Alves da Rocha, conhecida como creche Curumim, realizada pelo Diretório Acadêmico (D.A.) do curso de Odontologia do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. O D.A. realizou uma visita educativa à creche Curumim no bairro Jardim Esperança, com intuito de promover ações de educação e promoção em saúde bucal. No primeiro momento, foram realizadas atividades lúdicas utilizando-se macromodelos e fantoches, visando a facilitar o processo ensino-aprendizagem. Posteriormente, as educadoras foram instruídas sobre a maneira correta de se realizar a higienização bucal em cada criança, de acordo com a faixa etária. Por fim, foi realizada a escovação supervisionada com o kit de escovação dado a cada criança. É de conhecimento que a higienização bucal deve-se iniciar nos primeiros dias de vida da criança, por meio da limpeza da cavidade bucal com gaze estéril e água filtrada. Mesmo que não haja dentes, o bebê precisa acostumar-se com a manipulação de sua cavidade bucal e com a sensação de boca limpa. Com a erupção dos primeiros dentes, faz-se necessária a utilização da escova dental pequena, de cabeça redonda e cerdas macias em conjunto com a pasta de dente fluoretada, contendo 1000 ppm de flúor. Em concentrações menores que essa, a proteção contra a doença cárie se torna ineficaz. A realização de atividades lúdicas permite que as informações sejam transmitidas de forma mais clara e atraente para as crianças em idade pré-escolar, fazendo com que elas se sintam motivadas e interessadas em aprender a realizar a escovação dentária da maneira correta e eficaz. A promoção em saúde bucal para pré-escolares, por meio de abordagens lúdicas no ambiente escolar, é de suma importância para o desenvolvimento dos hábitos de higienização bucal corretos, uma vez que é nessa idade que a criança é mais propensa à assimilação e propagação de novas práticas.

Biografia do Autor

Vitor CarvalhoRodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 7º período do curso de Odontologia – UNIPAM

Sarah de Morais Pelet, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 7º período do curso de Odontologia – UNIPAM

Caroline Rodrigues Dias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 6º período do curso de Odontologia – UNIPAM

Henrique Nunes Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 4º período do curso de Odontologia – UNIPAM

Denise de Souza Matos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora – UNIPAM

Downloads

Publicado

2020-11-26

Edição

Seção

RESUMOS - EDUCAÇÃO FÍSICA