Educação de crianças e adolescentes para a responsabilidade social

Autores

  • Anna Clara Sarafim Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elen Mirie Fernandes Macedo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gabriela Andrade dos Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lara Chrystal Ribeiro Bontempo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lara Cristina Alves Mendes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Liliane Correa Alves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lívia Andalécio Mendes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Wânia Alves Ferreira Fontes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

crianças, adolescentes, direitos, deveres, responsabilidades, Educação

Resumo

O público infanto-juvenil passou por grandes dificuldades no Brasil, até serem reconhecidos como cidadãos que necessitam de cuidados especiais. Um estatuto foi criado para assegurar os direitos e cuidados que os mais novos necessitam em uma fase tão sensível e importante, na qual são desenvolvidos os valores fundamentais de um indivíduo. A partir desse momento, foi enfatizado sempre a figura de que esse público só tem direitos, se esquecendo de que possui deveres, o que pode dar origem a uma geração desprovida de senso de responsabilidade. A sociedade tem obrigação de dar suporte para que esses deveres sejam cumpridos de forma adequada. Diante disso, a presente pesquisa teve como objetivo buscar esclarecimentos sobre a educação das crianças e adolescentes para com a responsabilidade social, visando esclarecer esses deveres e disseminar esse conhecimento para todos. Então, buscaram-se formas de integrar os jovens na sociedade, levando-os a pensar no seu futuro, a se preocupar com sua integridade, responsabilidade, inteligência emocional, habilidades sociais e preparo profissional. Tudo isso de forma íntegra e sem nenhuma discriminação ou exclusão respeitando suas características individuais. O trabalho se mostra importante, pois a criança e o adolescente integrado na sociedade contribuirão para a promoção da justiça. Conclui-se que o papel desse público como agente de transformação social é fundamental para a construção de uma sociedade solidária. Eles possuem ideias criativas, energia, entusiasmo e uma perspectiva única sobre o mundo, o que lhes permite questionar e desafiar as normas estabelecidas, além de propor soluções inovadoras para os problemas sociais. Através do exposto, vê-se a importância das leis que asseguram a integridade do público infantojuvenil e da fiscalização diante do cumprimento de seus deveres. A inserção de pesquisas e intervenções disciplinares nos ambientes de formação básica, sendo social e familiar é crucial para haver um movimento coletivo comunitário eficaz, tendo em vista a influência que os espaços citados têm na formação do indivíduo, visto que é nesta faixa etária que ocorrem as mudanças mais significativas e a formação de seu consciente. O intuito de englobar o grupo como um todo, com suas devidas responsabilidades, faz-se essencial para a formação de cidadãos competentes, éticos e úteis para nosso país. Nesse sentido, o trabalho objetiva impulsionar, na sociedade, ações coletivas nas faixas etárias citadas, em conformidade com o que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente ECA), buscando encaminhar a nação a um verdadeiro progresso. Utilizou-se para a pesquisa o método dedutivo, através de pesquisa bibliográfica.

Publicado

2024-09-09