O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

• A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outro anais; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre os anais.

Normas para submissão de resumos

Os resumos a serem submetidos para a avaliação da comissão científica do Fórum devem respeitar as seguintes normas:

1. O título deve ser claro e conciso, não ter mais que 20 palavras, e deve ser digitado em negrito, com letras minúsculas, nomes científicos em itálico, fonte Arial 11.

2. Duas linhas abaixo do título, devem constar os nomes dos autores, com recuo para a direita. Os nomes devem vir da seguinte forma: sobrenome do autor em caixa alta, nome completo, seguido de e-mail. Acompanhando os nomes dos autores, deverá constar, para cada um, a sua instituição de origem e a sua titulação, em nota de rodapé.

3. Duas linhas abaixo das informações dos nomes dos autores, deve constar o resumo do trabalho, escrito em português, em folha tamanho A4, fonte Arial 11, contendo no mínimo 1500 e no máximo 3.500 caracteres com espaços, margens de 2,0 cm à direita, esquerda, superior e inferior, com espaçamento simples entre linhas. Mantenha o resumo sem recuo na primeira linha.

3.1. O resumo deverá conter apenas informações relevantes, com uma breve introdução que defina o problema estudado e o objetivo do estudo. A metodologia deve ser descrita da forma mais detalhada possível. Os resultados deverão ser descritos de forma clara e objetiva, não sendo permitido o uso de tabelas e/ou figuras. Trabalhos sem resultados não serão aceitos. A discussão deverá ser elaborada de forma a realçar os resultados obtidos e suas aplicações e contribuições para a comunidade acadêmica e para a sociedade. A conclusão deve concordar com o objetivo proposto, ser direta, clara e evidenciar a relevância do trabalho.

3.2. Os autores e coautores de filiações distintas deverão ser identificados por números diferentes sobrescritos. O autor correspondente deverá ser identificado também por um asterisco sobrescrito. As filiações dos autores e coautores deverão ser listadas em ordem numérica.

4. Atente para as normas estabelecidas para a apresentação do resumo:

4.1. Deverão ser utilizadas letras maiúsculas nas primeiras palavras de cada frase e fonte itálico para nomes científicos.

4.2. Unidades de medidas deverão respeitar espaçamentos e utilizar sobrescrito (Ex.: kg/m2). Utilize o sistema internacional de unidades (SI). Atenção para corretas abreviações: litro: L; quilograma: kg; mililitro: mL. Insira espaço entre valores e unidades de medidas (Ex.: 50 kg e não 50kg), mas não faça o mesmo para unidades térmicas (Ex.: 10ºC e não 10º C) e para percentuais (Ex.:  45% e não 45 %).

4.3. Fórmulas e equações devem ser evitadas, e quando essenciais, deverão ser legíveis, respeitando a formatação do resumo.

4.3. Espaços também deverão ser inseridos antes e depois dos símbolos “ ± ” e “ = ”.

4.4. Números de um único dígito deverão ser escritos e não numéricos (Ex.: oito animais e não 8 animais). Valores estatísticos, quando decimais, devem ser apresentados contendo duas casas após a vírgula (Ex.: 13,33).

4.5. Símbolos químicos devem ser utilizados quando apropriado. Adote nomes e formulações químicas comuns a nomes comerciais, que devem ser utilizados apenas quando necessários.

4.6. Evite utilizar palavras e/ou termos repetidamente no texto.

4.7. Três (mínimo) a cinco (máximo) palavras-chave serão permitidas, sendo dispostas em ordem alfabética, separadas por vírgula, em letras minúsculas, não acrescidas de ponto final.

4.8. Apresentar referências conforme padrão ABNT.

4.9. Agradecimentos, se requeridos, devem ser incluídos separadamente, no fim do resumo.

5. Cada autor principal poderá enviar até dois resumos. Será permitido, no máximo, 5 (cinco) autores por resumo.

6. Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do evento e deverão ser apresentados na modalidade pôster seguindo o padrão estabelecido pela Comissão Científica.

7. A data final para a submissão dos resumos é dia 31 de agosto de 2019.