O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaração de Responsabilidade - Certifico que o resumo representa um trabalho inédito e que não foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra fonte, seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o trabalho está sendo baseado, para exame dos avaliadores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
  • Autorizo a publicação do resumo submetido nos referidos Anais cedendo os direitos autorais patrimoniais decorrentes, a título gratuito e em caráter definitivo. Declaro que a obra cedida é de minha autoria exclusiva e que assumo a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página dos anais.
  • Seguir o  Manual do Autor.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de resumos

 Os resumos a serem submetidos para a avaliação da comissão científica do COMEIA devem respeitar as seguintes normas:


1. O título deve ser claro e conciso, não ter mais que 20 palavras, e deve ser digitado em negrito, com letras em caixa alta, centralizado, nomes científicos em itálico, fonte: Times New Roman 12.

2. Duas linhas abaixo do título, deve constar o nome de todos os autores, centralizado (número máximo de 5 autores). O nome dos autores deve vir da seguinte forma: Nome completo por extenso (sem abreviações). O primeiro autor deverá ser o aluno responsável pela pesquisa, e último autor o professor(a) orientador(a). Nome dos autores separados por ponto vírgula, seguido de número sobrescrito que deverá constar, em nota de rodapé, a instituição de origem e titulação (formatada em espaçamento simples). OBS: Tamanho da letra na descrição dos autores: Times New Roman, 10.

2.1. Os autores de filiações distintas deverão ser identificados por números diferentes sobrescritos. O autor correspondente deverá ser identificado também por um asterisco sobrescrito. As filiações dos autores e coautores deverão ser listadas em ordem numérica.

3. Duas linhas abaixo das informações dos nomes dos autores, deve constar o resumo do trabalho, escrito em português, em folha tamanho A4, fonte Times New Roman 12, contendo no mínimo 1500 e no máximo 2.500 caracteres com espaços. Margem superior, inferior, esquerda e direita de 2,0 cm, com espaçamento simples entre linhas. Mantenha o resumo sem recuo na primeira linha. Não inclua nenhuma referência bibliográfica.

3.1. O resumo deverá conter apenas informações relevantes, com uma breve introdução que defina o problema estudado e o objetivo do estudo. A metodologia deve ser descrita da forma mais detalhada possível. Os resultados deverão ser descritos de forma clara e objetiva, não sendo permitido o uso de tabelas e/ou figuras. Trabalhos sem resultados e revisões bibliográficas não serão aceitos. A conclusão deve concordar com o objetivo proposto, ser direta, clara e evidenciar a relevância do trabalho.

4. Atente para as normas estabelecidas para a apresentação do resumo:

4.1. Deverão ser utilizadas letras maiúsculas nas primeiras palavras de cada frase e fonte itálico para nomes científicos.

4.2. Unidades de medidas deverão respeitar espaçamentos e utilizar sobrescrito (Ex.: kg m2). Utilize o sistema internacional de unidades (SI). Atenção para corretas abreviações: litro: L; quilograma: kg; mililitro: mL. Insira espaço entre valores e unidades de medidas (Ex.: 50 kg e não 50kg), mas não faça o mesmo para unidades térmicas (Ex.: 10ºC e não 10º C) e para percentuais (Ex.: 45% e não 45 %).

4.3. Fórmulas e equações devem ser evitadas, e quando essenciais, deverão ser legíveis, respeitando a formatação do resumo. Descrever siglas por extenso.

4.3. Espaços também deverão ser inseridos antes e depois dos símbolos “ ± ” e “ = ”.

4.4. Números de um único dígito deverão ser escritos e não numéricos (Ex.: oito animais e não 8 animais). Valores estatísticos, quando decimais, devem ser apresentados contendo duas casas após a vírgula (Ex.: 13,33).

4.5. Símbolos químicos devem ser utilizados quando apropriado. Adote nomes e formulações químicas comuns a nomes comerciais, que devem ser utilizados apenas quando necessários.

4.6. Evite utilizar palavras e/ou termos repetidamente no texto.

4.7. Palavras-chave: Três (mínimo) a cinco (máximo) palavras-chave serão permitidas, sendo dispostas em ordem alfabética, separadas por ponto vírgula, em letras minúsculas, não acrescidas de ponto final.

4.8 Agradecimentos, se requerido devem ser incluídos separadamente, no fim do resumo.

5. Cada autor principal poderá enviar até dois resumos.

6. Os resumos aprovados serão publicados nos Anais do evento e deverão ser apresentados na modalidade pôster seguindo o padrão estabelecido pela Comissão Científica.

7. Data limite para submissão de resumos: 10 de outubro de 2019.

 

Manual de Submissão

Modelo padrão resumos

Modelo banner para apresentação