Educação profissional sobre Alzheimer na atenção primária
Palavras-chave:
Atenção Primária à saúde, Doença de Alzheimer, Educação em SaúdeResumo
O envelhecimento da população brasileira é uma realidade e a tendência é de progressão da longevidade. Nesse sentido, a Doença de Alzheimer (DA) é uma das patologias mais comuns nessa fase, sendo um transtorno neurodegenerativo progressivo e irreversível, que degrada a capacidade cognitiva, afetando diversas esferas da vida. A educação profissional sobre DA é fundamental, mas atualmente, há limitação do conhecimento de profissionais, o que dificulta haver o cuidado eficaz para a qualidade de vida dos idosos, o que fere os princípios preconizados pela Atenção Básica no Brasil. O presente trabalho objetiva identificar as repercussões da educação em saúde acerca da DA e os cuidados ofertados pelos profissionais da atenção primária. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, a questão que orientou o estudo foi: “Quais as repercussões da educação profissional acerca da doença de Alzheimer na qualidade dos serviços ofertados pela atenção primária?”, com busca de artigos publicados de 2020 a 2024, no Google Scholar, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e National Library of Medicine (PubMed). Após a seleção, foram obtidos 18 artigos, e, observou-se que o treinamento e a educação em saúde para profissionais da Atenção Primária proporciona a oferta de cuidados humanizados e adequados, centrados no paciente com DA e sua família, fundamentais para o diagnóstico precoce e o êxito no apoio. Além disso, é necessário destacar que para enfrentar os desafios do envelhecimento populacional é importante investir em educação permanente e continuada dos profissionais de saúde