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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outros anais; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre os anais.
  • Seguir o  Manual do Autor.

Diretrizes para Autores

Normas para elaboração do Resumo Expandido do trabalho apresentado no VIII COMED

Os trabalhos deverão ser originais e não devem ter sido apresentados, em sua totalidade, em congressos ou semanas acadêmicas, nem ter sido publicados em revistas nacionais ou internacionais, em data anterior à realização do VIII Congresso Mineiro de Medicina (COMED).

Não serão aceitos resumos que contiverem apenas propostas de trabalho, sem resultados, mesmo que parciais, ou que forem enviados fora das especificações descritas. Observação: Resultados contendo afirmações como "os resultados serão apresentados" e/ou "os dados serão analisados" serão recusados.

ÁREA DO TRABALHO: ver item “3. Temas dos trabalhos” do edital do VIII Congresso Mineiro de Medicina (COMED).

TÍTULO: fonte Times Nem Roman, tamanho 14, maiúsculo, negrito e centralizado, espaço entre linhas simples, texto centralizado.

AUTORES: Cada trabalho poderá ter, no máximo, seis (6) participantes, incluindo o autor, o(s) coautor(es) e o(s) orientador (es). À esta regra excetua-se: relato de caso (máximo de 4 autores), relato de experiência (máximo de 4 autores), revisão de literatura (máximo de 3 autores). Todos os autores deverão ter seus nomes escritos por extenso, não sendo aceitável a apresentação de siglas. Exemplo: (João da Silva Santos), em letra com Fonte Times New Roman, tamanho 12, primeira letra maiúscula e espaço entre linhas simples, texto justificado. A descrição da titulação e da instituição a qual pertencem os autores deve vir abaixo dos autores em letra tamanho 10, texto justificado. Abaixo da descrição dos autores, citar um email de contato do autor principal. Cada pessoa poderá participar como autor principal de um (1) pôster e/ou um (1) tema oral livre e como coautor em no máximo dois (2) trabalhos, sejam eles: pôster ou tema oral livre. Quando um mesmo autor participar em mais de um trabalho, deverá escrever seu nome do mesmo modo em todos os trabalhos, para que seja identificado adequadamente nos ANAIS do COMED 2019.

RESUMO: no máximo 250 palavras em português, fonte Times New Roman, tamanho 11, primeira letra maiúscula e espaço entre linhas simples, texto justificado. Este resumo deve conter a descrição do objetivo, da metodologia, dos resultados, da discussão e conclusão. Não deve existir parágrafo nesse texto.

PALAVRAS-CHAVE: utilizar até cinco palavras-chave, em ordem alfabética, escritas com a primeira letra maiúscula e separadas por ponto final, fonte Times New Roman, tamanho 12, primeira letra maiúscula e espaço entre linhas simples, texto justificado. As palavraschave devem estar presentes nos Descritores em Ciências de Saúde (DeCS) (http://decs.bvsalud.org).

CORPO DO RESUMO EXPANDIDO: máximo de 2500 palavras, sem espaço.

  • Pesquisa de campo: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Materiais e Métodos; 4. Resultados; 5. Discussão; 6. Conclusões.
  • Relato de Experiência: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Discussão; 5. Conclusões.
  • Relato de Caso: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato do Caso; 4. Discussão; 5. Conclusões.
  • Revisão de Literatura: 1. Introdução, 2.Objetivos, 3.Metodologia de Busca, 4.Discussão e 5.Considerações Finais.

Introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados, discussão e conclusões deverão ser escritos em negrito e em maiúscula. (INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MATERIAIS E MÉTODOS, RESULTADOS, DISCUSSÃO E CONCLUSÕES). Todos os textos do resumo expandido após estes títulos deverão estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e texto justificado. O resumo expandido deve ocupar no máximo quatro páginas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras e referências. Poderá existir parágrafos no corpo do texto do resumo expandido. Os subtítulos devem ser em digitados em letras maiúsculas, negrito e justificados à esquerda da página.

INTRODUÇÃO: apresentar claramente o tema e o objetivo do trabalho. Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado.

MATERIAIS E MÉTODOS: descrever o método, local, participantes, intervenções realizadas e forma de análise dos dados.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: apresentar os dados, usando texto e/ou tabelas e gráficos e elaborar a discussão em uma sequência lógica no texto.

CONCLUSÕES: enfatizar aspectos novos e importantes do estudo e conclusões.

REFERÊNCIAS: fonte Times New Roman, tamanho 12 e com espaçamento simples entre as linhas e com espaço simples em branco entre uma referência e outra, alinhadas à esquerda. Padronizar segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

RELATO DE EXPERIÊNCIA: reflexão sobre a prática, apontando os pontos positivos e as dificuldades, além de conexões com algum marco teórico que orienta o debate acadêmico e político-institucional no campo da formação em saúde (exemplo: diretrizes curriculares, entre outros).

FORMATAÇÃO DAS PÁGINAS: devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm, e as citações diretas de mais de três linhas devem ser destacadas em parágrafo próprio com recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas.

FIGURAS, TABELAS, GRÁFICOS: sua nomeação deve estar destacada em negrito e as imagens centralizadas. Fontes das ilustrações e das tabelas devem ser digitadas em letra Times New Roman, tamanho 11.

ILUSTRAÇÕES (quadros, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, mapas, etc.): qualquer que seja seu tipo, sua identificação aparece na parte superior precedida da palavra designativa, em negrito, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) e legenda (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Tabelas: elementos demonstrativos de síntese que constituem unidade autônoma. Em conformidade com as normas de apresentação tabular do IBGE, 1993, as tabelas apresentam: Ø informações tratadas estatisticamente; Ø numeração independente e consecutiva; Ø título colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos; Ø fonte que designa a origem dos dados, colocada na parte inferior, após o fio de fechamento; A moldura da tabela não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direta; A tabela deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se referem; Caso não caiba em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte, incluindo, após o título, a indicação “continua ou conclusão”, conforme o caso. –

REVISÃO GRAMATICAL, ORTOGRÁFICA E DE CONTEÚDO: antes de submeter o trabalho, é obrigatório que o(s) autor(es) faça(m) rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de conteúdo em todos os dados do resumo (incluindo nomes dos autores, título, filiação, etc.). A falta de cuidados e o excesso de erros podem resultar na recusa do trabalho. O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor. Letras gregas e símbolos representativos deverão sempre ser expressos por extenso. Ao utilizar sigla ou abreviatura no resumo, grafá-la por extenso na primeira vez em que for citada no texto, seguida pela sigla ou abreviatura correspondente entre parênteses. Nas citações seguintes, utilizar apenas a sigla ou abreviatura.

NOMENCLATURA CIENTÍFICA: deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área do conhecimento. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Métrico Internacional.

 

Manual de Submissão

Edital 2019