Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outros anais; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre os anais.
  • Seguir o  Manual do Autor.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de resumos

RESUMO: no máximo 250 palavras em português, fonte Times New Roman, tamanho 11, primeira letra maiúscula e espaço entre linhas simples, texto justificado. Este resumo deve conter a descrição do objetivo, da metodologia, dos resultados, da discussão e conclusão. Não deve existir parágrafo nesse texto.


PALAVRAS-CHAVE: utilizar até cinco (5) palavras-chave, em ordem alfabética, escritas com a primeira letra maiúscula e separadas por ponto final, fonte Times New Roman, tamanho 12, primeira letra maiúscula e espaço entre linhas simples, texto justificado. As palavras-chave devem estar presentes nos Descritores em Ciências de Saúde (DeCS) (http://decs.bvsalud.org).


CORPO DO RESUMO EXPANDIDO: máximo de 2.500 palavras.


✓Pesquisa de campo: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Material e Métodos; 4. Resultados; 5. Discussão e 6. Conclusões.
✓ Relato de Experiência: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Discussão e Conclusões.
✓ Relato de Caso: 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato do Caso; 4. Discussão e 5. Conclusões.
✓ Revisão de Literatura: 1. Introdução, 2. Objetivos, 3. Metodologia (informando o tipo de revisão: narrativa, integrative ou sistemática); 4. Discussão e 5.Considerações Finais.


Introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão e conclusões deverão ser escritos em negrito e em letra maiúscula. (INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, MATERIAL E MÉTODOS, RESULTADOS, DISCUSSÃO E CONCLUSÕES). Todos os textos do resumo expandido após estes títulos deverão estar em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e texto justificado. O resumo expandido deve ocupar preferencialmente quatro páginas, incluindo texto, tabelas e/ou figuras e referências. Os
subtítulos devem ser em digitados em letras maiúsculas, negrito e justificados à esquerda da página.


INTRODUÇÃO: apresentar claramente o tema e o objetivo do trabalho. Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado.


OBJETIVOS (GERAL/ESPECÍFICOS): constituem a finalidade de um trabalho científico, ou seja, a meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa. Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado.


MATERIAL E MÉTODOS: descrever a metodologia, local, participantes, intervenções realizadas e forma de análise dos dados. Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado.


RELATO DE EXPERIÊNCIA: reflexão sobre a prática, apontando os pontos positivos e as dificuldades, além de conexões com algum marco teórico que orienta o debate acadêmico e político-institucional no campo da formação em saúde (exemplo: diretrizes curriculares, entre outros).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: apresentar os dados, usando texto e/ou tabelas e gráficos e elaborar a discussão em uma sequência lógica no texto. Fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhamento justificado.


CONCLUSÕES: enfatizar aspectos novos e importantes do estudo e conclusões.


REFERÊNCIAS: fonte Times New Roman, tamanho 12 e com espaçamento simples entre as linhas e com espaço simples em branco entre uma referência e outra, alinhadas à esquerda. Padronizar segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).


FORMATAÇÃO DAS PÁGINAS: devem apresentar margem esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm, e as citações diretas de mais de três linhas devem ser destacadas em parágrafo próprio com recuo de 4 cm da margem esquerda e sem aspas.


FIGURAS, TABELAS, GRÁFICOS: sua nomeação deve estar destacada em negrito e as imagens centralizadas. Fontes das ilustrações e das tabelas devem ser digitadas em letra Times New Roman, tamanho 11.


ILUSTRAÇÕES (quadros, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, mapas, etc.): qualquer que seja seu tipo, sua identificação aparece na parte superior precedida da palavra designativa, em negrito, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar
a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor) e legenda (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.
Tabelas: elementos demonstrativos de síntese que constituem unidade autônoma. Em conformidade com as normas de apresentação tabular do IBGE, 1993, as tabelas apresentam:
•informações tratadas estatisticamente;
•numeração independente e consecutiva;
•título colocado na parte superior, precedido da palavra Tabela e de seu número de ordem em algarismos arábicos;
•fonte que designa a origem dos dados, colocada na parte inferior, após o fio de fechamento;
A moldura da tabela não deve ter traços verticais que a delimitem à esquerda e à direta. A tabela deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere. Caso não caiba em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte, incluindo, após o título, a indicação “continua ou conclusão”, conforme o caso.


REVISÃO GRAMATICAL, ORTOGRÁFICA E DE CONTEÚDO: antes de submeter o trabalho, é obrigatório que o(s) autor(es) faça(m) rigorosa revisão gramatical, ortográfica e de conteúdo em todos os dados do resumo (incluindo nomes dos autores, título, filiação, etc.). A falta de cuidados e o excesso de erros podem resultar na recusa do trabalho. O resumo deverá ser redigido em português do Brasil, de acordo com as normas gramaticais e ortográficas em vigor. Letras gregas e símbolos representativos deverão sempre ser expressos por extenso. Ao utilizar sigla ou abreviatura no resumo, grafá-la por extenso na primeira vez em que for citada no texto, seguida pela sigla ou abreviatura correspondente entre parênteses. Nas citações seguintes, utilizar apenas a sigla ou abreviatura.


NOMENCLATURA CIENTÍFICA: deve ser citada segundo os critérios estabelecidos nos Códigos Internacionais em cada área do conhecimento. Unidades e medidas devem seguir o Sistema Métrico Internacional.

ANEXOS

Edital 2024

Modelo de resumo para os anais

Resumos

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