A espiritualidade no dia a dia de acadêmicos de medicina

uma revisão narrativa

Autores

  • Carla Orrana Coimbra Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Laís Moreira Borges Araújo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Palavras-chave:

centros médicos acadêmicos , espiritualidade , relações médico-paciente , saúde mental

Resumo

A espiritualidade é compreendida como a busca individual por um sentido último, podendo manifestar-se por meio da participação religiosa, crença em Deus, vínculo familiar, naturalismo, racionalismo e humanismo. Considerando essa perspectiva, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incorporou, em 1998, a dimensão espiritual ao conceito multidimensional de saúde. Desde então, sua relevância tem sido amplamente debatida e reconhecida em diversos contextos, incluindo sua integração nos currículos dos cursos de Medicina. Este estudo tem como objetivo investigar, na literatura, a relação entre espiritualidade e acadêmicos de Medicina. Trata-se de uma revisão narrativa de literatura, realizada a partir de uma busca ativa nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), National Library of Medicine (PubMed MEDLINE), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e EbscoHost, utilizando os descritores “centros médicos acadêmicos”, “espiritualidade”, “relações médico-paciente” e “saúde mental”. Foram encontrados 28 artigos, dos quais 15 atenderam aos critérios de inclusão e foram selecionados para compor a análise. Os resultados indicam que a educação adequada em espiritualidade desempenha um papel crucial na formação dos acadêmicos, auxiliando no enfrentamento do estresse, promovendo maior resiliência e melhorando a qualidade de vida. Além disso, sua inclusão na formação médica contribui positivamente para a relação médico-paciente, uma vez que profissionais que consideram a dimensão espiritual tendem a demonstrar maior empatia e compaixão. Conclui-se que a espiritualidade é um fator relevante no exercício da prática médica; no entanto, são necessários mais estudos que aprofundem sua inserção no ensino médico e seus impactos na formação profissional

Biografia do Autor

Carla Orrana Coimbra, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Discente de Medicina

Laís Moreira Borges Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Docente de Medicina

Publicado

2025-04-08

Edição

Seção

Resumos