Liga acadêmica de medicina de família e comunidade

a desestigmatização da especialidade médica no ambiente acadêmico

Autores

  • Jheniffer Fernandes Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mariana Melo Martins Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

atenção primária a saúde, medicina de família e comunidade, relação médico-paciente

Resumo

Introdução: A Medicina de Família e Comunidade surgiu visando uma nova perspectiva para o modelo assistencial de saúde, pregando um sistema em rede, em detrimento de uma metodologia hegemônica e fragmentada. Para Machado, Marques e Rodrigues, 2018, o Médico de Família e Comunidade precisa ter como competência, a capacidade de lidar com problemas distintos, nas diferentes fases da vida, assegurando longitudinalidade e resolutividade. No Curso de Medicina do UNIPAM, a LAMFAC ampara a Medicina de Família e Comunidade e, desperta o interesse e o olhar reflexivo de seus ligantes acerca dessa especialidade. Objetivo: Relatar a percepção de uma aluna do Curso de Medicina sobre a Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC), contribuindo para a desestigmatização da especialidade na comunidade acadêmica. Relato de Experiência: As Ligas Acadêmicas são uma alternativa de atividade extracurricular e, além de agregarem para a prática profissional, fomentam a discussão de temas na área médica. Assim, a LAMFAC almeja vencer, continuamente, os estereótipos presentes em relação à Atenção Primária à Saúde. Discussão: A LAMFAC permite aos estudantes a participação em aulas teóricas, em ações sociais, em seminários interligas e intercursos e, por conseguinte, a reflexão sobre a evolução da Medicina de Família e Comunidade no cenário acadêmico. Conclusão: Perante o que foi explicitado, a LAMFAC permite vencer os estigmas, os quais enquadram-se na capacidade de discutir temáticas de vanguarda em saúde e, assim, dar um passo à frente na assistência à saúde, assegurando-a, de modo universal, longitudinal e resolutivo.

Biografia do Autor

Jheniffer Fernandes Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicas do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Mariana Melo Martins, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicas do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Marilene Rivany Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2020-06-24

Edição

Seção

Resumos