Capacitação permanente para docentes do curso de Medicina
um relato de experiência
Palavras-chave:
aprendizagem ativa, capacitação de professores, educação médicaResumo
Objetivo: Relatar a experiência no processo de capacitação para docentes do curso de Medicina de um Centro Universitário de Minas Gerais. Relato de experiência: Para a capacitação foram realizadas 10 oficinas ministradas entre os anos de 2015 e 2018. A 1ª oficina foi sobre Metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL). A 2ª oficina abordou a Saúde Sistêmica do Profissional de Saúde. A 3ª oficina colocou em discussão os Desafios e Percepções para uma boa sessão tutorial. A 4ª oficina abordou o tema Avaliação: como fazer e receber críticas. A 5ª e a 6ª oficinas abordaram a importância do Programa de Mentoria na formação discente além das Estratégias e Metodologias usadas nesse programa. A 7ª e a 8ª oficinas abordaram as Competências Essenciais do Professor em Metodologias Ativas. A 9ª oficina tratou-se de uma Especialização em Preceptoria de Residência Médica do SUS. A 10ª oficina cujo tema foi Capacitação em Metodologia de Pesquisa teve como proposta oferecer subsídios acerca da orientação e avaliação de trabalhos científicos. Reflexão sobre a experiência: Ao fim de 10 capacitações foram preparados cerca de 120 docentes por meio da criação de espaços de reflexão, de diálogo e de escuta. A adoção das estratégias de formação continuada buscou atrelar a qualidade da educação à compreensão das alternativas que mobilizam o potencial intelectual docente e discente. Conclusão: O processo de capacitação permanente proporciona maior envolvimento dos docentes com o curso, além de aprimoramento na utilização das metodologias ativas de aprendizagem.