Capacitação permanente para docentes do curso de Medicina

um relato de experiência

Autores

  • Kelen Cristina Estavanate de Castro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bethânia Cristhine de Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Daniel dos Santos Universidade de Franca (UNIFRAN)
  • Maura Regina Guimarães Rabelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

aprendizagem ativa, capacitação de professores, educação médica

Resumo

Objetivo: Relatar a experiência no processo de capacitação para docentes do curso de Medicina de um Centro Universitário de Minas Gerais. Relato de experiência: Para a capacitação foram realizadas 10 oficinas ministradas entre os anos de 2015 e 2018. A 1ª oficina foi sobre Metodologia de Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL). A 2ª oficina abordou a Saúde Sistêmica do Profissional de Saúde. A 3ª oficina colocou em discussão os Desafios e Percepções para uma boa sessão tutorial. A 4ª oficina abordou o tema Avaliação: como fazer e receber críticas. A 5ª e a 6ª oficinas abordaram a importância do Programa de Mentoria na formação discente além das Estratégias e Metodologias usadas nesse programa. A 7ª e a 8ª oficinas abordaram as Competências Essenciais do Professor em Metodologias Ativas. A 9ª oficina tratou-se de uma Especialização em Preceptoria de Residência Médica do SUS. A 10ª oficina cujo tema foi Capacitação em Metodologia de Pesquisa teve como proposta oferecer subsídios acerca da orientação e avaliação de trabalhos científicos. Reflexão sobre a experiência: Ao fim de 10 capacitações foram preparados cerca de 120 docentes por meio da criação de espaços de reflexão, de diálogo e de escuta. A adoção das estratégias de formação continuada buscou atrelar a qualidade da educação à compreensão das alternativas que mobilizam o potencial intelectual docente e discente. Conclusão: O processo de capacitação permanente proporciona maior envolvimento dos docentes com o curso, além de aprimoramento na utilização das metodologias ativas de aprendizagem.

Biografia do Autor

Kelen Cristina Estavanate de Castro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docentes do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Bethânia Cristhine de Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docentes do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Daniel dos Santos, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Docente do Programa de Doutorado em Promoção da Saúde da Universidade de Franca, São Paulo

Maura Regina Guimarães Rabelo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Coordenadora do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Downloads

Publicado

2020-06-24

Edição

Seção

Resumos