A contribuição de um estágio de liga acadêmica no desenvolvimento de habilidades médicas
um relato de experiência
Palavras-chave:
diabetes mellitus, educação médica, estágio clínico, saúde holísticaResumo
Introdução: Uma Liga Acadêmica é uma associação civil e científica livre, sem fins lucrativos, que visa complementar a formação acadêmica em uma área específica, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensino, pesquisa e extensão, este último pode incluir um estágio supervisionado. A relação entre as Ligas Acadêmicas e o estágio supervisionado é de suma importância no desenvolvimento de habilidades médicas essenciais que fogem ao currículo oficial, compondo, assim, o denominado currículo oculto ou paralelo. Objetivo: Relatar os avanços e os empecilhos enfrentados no acompanhamento e tratamento de portadores de Diabetes Mellitus (DM) durante a realização de estágio no Centro de Referência Integrado Hiperdia em Patos de Minas - MG, no ano de 2019. Relato de experiência: Na clínica, foram observados pelos alunos que participaram dos estágios, os procedimentos feitos pelos profissionais da saúde e pelos alunos com os pacientes diabéticos a fim de determinar o conjunto de ações a serem tomadas para aumentar a eficácia do tratamento e, consequentemente, a qualidade de vida desses pacientes. Discussão: O estágio supervisionado, associado com as Ligas Acadêmicas, constitui uma ferramenta educacional fundamental no desenvolvimento de competências importantes para os médicos, mas que não são inteiramente estimuladas no contexto acadêmico, assim como no estabelecimento do elo entre a prática e a teoria já no ciclo básico. Conclusão: A partir dos estágios no Centro Hiperdia, foi possível compreender o processo saúde-doença de diabéticos, assim como a aplicação de assuntos abordados no contexto institucional.