A importância do protocolo de spikes

como saber comunicar más notícias

Autores

  • Gabriela Troncoso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Juliana Silva Neiva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Kenzo Holayama Alvarenga Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

comunicação em saúde, educação médica, relação médico-paciente

Resumo

Introdução. A comunicação de más notícias, que são quaisquer revelações dadas ao paciente e família e que podem afetar direta ou indiretamente seu futuro e sua perspectiva de vida, é um processo complexo, que exige empatia e habilidades de comunicação. Diante dessas dificuldades, verificou-se a necessidade do desenvolvimento de estratégias que sistematizem a comunicação, tornando-a mais efetiva e menos traumática, sendo o Protocolo SPIKES uma dessas técnicas. Entretanto, ainda há despreparo e desconhecimento sobre tais métodos facilitadores da comunicação. Objetivo. Realizar uma revisão de literatura sobre a importância do Protocolo SPIKES para a comunicação de más notícias. Metodologia de Busca. Foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados SCIELO, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e EBSCO entre os períodos de 2011 a 2019, utilizando os descritores “Comunicação em Saúde”, “más notícias” e “Protocolo SPIKES”. Foram selecionados oito artigos que abordam o tema proposto para este estudo. Discussão. Mesmo que existam outros métodos de comunicação de más notícias, o Protocolo SPIKES é o mais utilizado, e isso se deve principalmente pela grande chance de sucesso da comunicação e de facilidade de aplicação. Os sentimentos que envolvem tal processo, como o medo e a ansiedade, se tornam mais amenos, tanto por parte de quem comunica, tanto por quem é comunicado. Considerações finais. O Protocolo SPIKES é, sem dúvidas, uma estratégia muito efetiva para a comunicação de más notícias, principalmente pela humanização, empatia, conforto e compreensão que estão envolvidos, sendo essencial um maior preparo por parte dos profissionais da saúde.

Biografia do Autor

Gabriela Troncoso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicas do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Juliana Silva Neiva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicas do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Kenzo Holayama Alvarenga, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2020-06-24

Edição

Seção

Resumos