Contribuição da rede social aos acadêmicos do curso de Medicina acometidos por ansiedade

Autores

  • Mayara Esteves de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ansiedade, medicina, rede social, saúde mental

Resumo

Objetivo: Identificar a presença de ansiedade e a contribuição da rede social aos acadêmicos do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Metodologia: Pesquisa descritiva e exploratória quali-quantitativa, realizada por meio de um questionário de perfil, Inventário de Beck – Ansiedade e Mapa de Rede social com os acadêmicos do 1º ano do curso de medicina do UNIPAM, sob a autorização do Comitê de Ética (CEP) do Unipam, parecer 2.523.166 em 02/03/2018. Resultados e Discussão: Notou-se que dos 58 acadêmicos de medicina do 1º período do Unipam participantes da pesquisa, 56 apresentaram algum nível de ansiedade, sendo 19 com grau mínimo, 21 leve, 10 moderado e 6 severa. Na análise dos mapas de rede social evidenciaram-se vínculos significativos com membros da família. Conclusão: Constata-se que uma rede social composta por diversos tipos de apoio corrobora para menores graus de ansiedade e que um suporte maior advindo da Faculdade pode propiciar melhorias no estado mental dos acadêmicos, favorecer sua trajetória e promover qualidade de vida.

Biografia do Autor

Mayara Esteves de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmico do 8º período do Curso de Medicina – UNIPAM

Marilene Rivany Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutora em Enfermagem em Saúde Pública – EERP-USP; Docente do Curso de Medicina- UNIPAM

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Publicado

2019-02-21

Edição

Seção

Resumos