Simulação realística
as vantagens e as desvantagens dessa nova prática pedagógica
Palavras-chave:
educação médica, metodologia, simulaçãoResumo
Introdução. O ensino médico vivencia mudanças e acréscimos, cuja finalidade é aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Juntamente ao processo de mudança do ensino tradicional para a metodologia ativa, surgiu a Metodologia de Simulação Realística (SR), uma prática pedagógica que permite aos participantes imitar a realidade do ambiente clínico na intenção de realizar ações e serviços de qualidade e desenvolver capacidades relacionadas ao cuidado em diferentes cenários da saúde. Objetivo. Analisar as vantagens e desvantagens da SR de alta fidelidade e alta complexidade na educação médica. Metodologia de Busca. Foi realizado um levantamento de dados bibliográficos nas bases de dados SCIELO, LILACS e EBSCO entre os períodos de 2007 a 2018, utilizando como descritores “simulação”, “simulação realística” e “ensino médico”. Foram encontrados quarenta arquivos (artigos e relatos de experiência), dos quais dez foram selecionados. Discussão. Ao analisar diversos estudos na literatura constatam-se diversas vantagens da SR, entre elas o aprimoramento de competências. Por outro lado, a SR enfrenta algumas desvantagens, tal como o alto investimento financeiro para desenvolvê-la. Considerações Finais. A simulação de alta fidelidade e alta complexidade é um método de ensino- aprendizagem de extrema importância na educação médica, possibilitando ao acadêmico de medicina o aumento do nível de confiança em sua capacidade, o desenvolvimento de pensamento crítico e das habilidades de aprendizado. Na medida em que garante ao paciente o binômio de melhor cuidado associado ao menor risco, a SR pode ser mais difundida nas faculdades de medicina, contribuindo ainda mais na formação médica.