Simulação realística

as vantagens e as desvantagens dessa nova prática pedagógica

Autores

  • Gabriel da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ana Carolina Resende Ribeiro Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Juliana Silva Neiva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Natália de Fátima Gonçalves Amâncio Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação médica, metodologia, simulação

Resumo

Introdução. O ensino médico vivencia mudanças e acréscimos, cuja finalidade é aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Juntamente ao processo de mudança do ensino tradicional para a metodologia ativa, surgiu a Metodologia de Simulação Realística (SR), uma prática pedagógica que permite aos participantes imitar a realidade do ambiente clínico na intenção de realizar ações e serviços de qualidade e desenvolver capacidades relacionadas ao cuidado em diferentes cenários da saúde. Objetivo. Analisar as vantagens e desvantagens da SR de alta fidelidade e alta complexidade na educação médica. Metodologia de Busca. Foi realizado um levantamento de dados bibliográficos nas bases de dados SCIELO, LILACS e EBSCO entre os períodos de 2007 a 2018, utilizando como descritores “simulação”, “simulação realística” e “ensino médico”. Foram encontrados quarenta arquivos (artigos e relatos de experiência), dos quais dez foram selecionados. Discussão. Ao analisar diversos estudos na literatura constatam-se diversas vantagens da SR, entre elas o aprimoramento de competências. Por outro lado, a SR enfrenta algumas desvantagens, tal como o alto investimento financeiro para desenvolvê-la. Considerações Finais. A simulação de alta fidelidade e alta complexidade é um método de ensino- aprendizagem de extrema importância na educação médica, possibilitando ao acadêmico de medicina o aumento do nível de confiança em sua capacidade, o desenvolvimento de pensamento crítico e das habilidades de aprendizado. Na medida em que garante ao paciente o binômio de melhor cuidado associado ao menor risco, a SR pode ser mais difundida nas faculdades de medicina, contribuindo ainda mais na formação médica.

Biografia do Autor

Gabriel da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

Ana Carolina Resende Ribeiro, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

Juliana Silva Neiva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

Natália de Fátima Gonçalves Amâncio, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Fisioterapeuta, Professora Doutora do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

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Publicado

2019-02-21

Edição

Seção

Resumos