Iniciação científica no curso de Medicina
contribuições e desafios
Palavras-chave:
educação médica, pesquisa, produção científica e tecnológica, promoção da pesquisaResumo
Introdução: A pesquisa deve ser considerada um princípio educativo e instrumento básico de formação, possibilitando a construção de novos saberes. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina de 2014 discorrem sobre promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos, evidenciando a relevância das competências para a pesquisa no período da graduação médica. A pesquisa deve ser vista como um instrumento de formação do estudante de medicina e um princípio educativo que permite a construção de novos conhecimentos. Objetivo: realizar um levantamento sobre o desenvolvimento de pesquisas do curso de medicina no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo do tipo transversal, realizado no mês de setembro de 2017. Resultados e Discussão: Do primeiro ano em que o curso de medicina do Centro universitário de Patos de Minas começou a submeter trabalhos para o Programa de Iniciação Científica da instituição, teve um aumento considerável, que pode ser explicado pelo fato dos alunos melhorarem o currículo para os processos de residência. Conclusão: a quantidade de trabalhos aumentou consideravelmente do ano de 2010 para o ano de 2018, e mesmo com esses dados faz-se necessário uma maior estimulação dos alunos. A pesquisa científica auxilia o futuro profissional ao desenvolvimento de uma melhor capacidade de juízo crítico, o que o auxiliará não só na feitura do diagnóstico, como também na análise para tomada de decisões.