Iniciação científica no curso de Medicina

contribuições e desafios

Autores

  • Lucas Barone da Rocha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Raíssa Aparecida da Silva Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marianna Camilo Rezende Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Patrícia Vanço Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Iuri Pimenta Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Natália de Fátima Gonçalves Amâncio Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação médica, pesquisa, produção científica e tecnológica, promoção da pesquisa

Resumo

Introdução: A pesquisa deve ser considerada um princípio educativo e instrumento básico de formação, possibilitando a construção de novos saberes. As Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de medicina de 2014 discorrem sobre promoção do pensamento científico e crítico e apoio à produção de novos conhecimentos, evidenciando a relevância das competências para a pesquisa no período da graduação médica. A pesquisa deve ser vista como um instrumento de formação do estudante de medicina e um princípio educativo que permite a construção de novos conhecimentos. Objetivo: realizar um levantamento sobre o desenvolvimento de pesquisas do curso de medicina no Programa de Bolsas de Iniciação Científica do Centro Universitário de Patos de Minas. Metodologia: Estudo quantitativo, descritivo do tipo transversal, realizado no mês de setembro de 2017. Resultados e Discussão: Do primeiro ano em que o curso de medicina do Centro universitário de Patos de Minas começou a submeter trabalhos para o Programa de Iniciação Científica da instituição, teve um aumento considerável, que pode ser explicado pelo fato dos alunos melhorarem o currículo para os processos de residência. Conclusão: a quantidade de trabalhos aumentou consideravelmente do ano de 2010 para o ano de 2018, e mesmo com esses dados faz-se necessário uma maior estimulação dos alunos. A pesquisa científica auxilia o futuro profissional ao desenvolvimento de uma melhor capacidade de juízo crítico, o que o auxiliará não só na feitura do diagnóstico, como também na análise para tomada de decisões.

Biografia do Autor

Lucas Barone da Rocha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Raíssa Aparecida da Silva Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Marianna Camilo Rezende, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Patrícia Vanço, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Iuri Pimenta Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas

Natália de Fátima Gonçalves Amâncio, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutora em Promoção de Saúde. Docente no curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Downloads

Publicado

2019-02-21

Edição

Seção

Resumos