Integração ensino e serviço e comunidade e o desenvolvimento de habilidades de comunicação na relação médico-paciente
Palavras-chave:
educação médica, empatia, relação médico-pacienteResumo
Introdução: A prática e o ensino médico estão passando por mudanças nos últimos anos, principalmente devido ao avanço tecnológico, e esse aspecto influenciou a relação Médico-Paciente. Diante dessas mudanças, os médicos que tiveram uma formação humanista se destacam em meio aos demais profissionais, e é nesse contexto que a disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade (INESC) é de extrema importância. Objetivo: Apresentar a percepção de duas acadêmicas do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM quanto ao desenvolvimento da relação Médico- Paciente a partir de atividades realizadas na disciplina INESC. Relato de Experiência: A INESC abrange atividades como visitas domiciliares e acompanhamento de consultas médicas que são realizadas nos quatro primeiros anos do curso de Medicina do UNIPAM. Essas atividades fazem com que os alunos convivam com os preceptores e com os pacientes, que, por sua vez, auxiliam no desenvolvimento de habilidades interpessoais de comunicação, do comportamento ético, de respeito e de empatia, que são essenciais, tanto em uma enfermaria quanto em um consultório. Discussão: Quando chegar ao mercado de trabalho, o acadêmico que teve o contato com a INESC conseguirá conquistar o seu espaço e seus pacientes, deixando o último mais seguro e colaborativo, facilitando a consulta, o diagnóstico e a relação com o médico. Conclusão: As disciplinas, como a INESC, que valorizam a formação médica pautada na medicina humana e integral, no convívio com médicos e com pacientes, são essenciais no desenvolvimento e no fortalecimento da relação Médico-Paciente, que quando bem fundamentada, traz benefícios para ambos.