Integração ensino e serviço e comunidade e o desenvolvimento de habilidades de comunicação na relação médico-paciente

Autores

  • Gabriela Troncoso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Juliana Silva Neiva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

educação médica, empatia, relação médico-paciente

Resumo

Introdução: A prática e o ensino médico estão passando por mudanças nos últimos anos, principalmente devido ao avanço tecnológico, e esse aspecto influenciou a relação Médico-Paciente. Diante dessas mudanças, os médicos que tiveram uma formação humanista se destacam em meio aos demais profissionais, e é nesse contexto que a disciplina Integração Ensino, Serviço e Comunidade (INESC) é de extrema importância. Objetivo: Apresentar a percepção de duas acadêmicas do curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM quanto ao desenvolvimento da relação Médico- Paciente a partir de atividades realizadas na disciplina INESC. Relato de Experiência: A INESC abrange atividades como visitas domiciliares e acompanhamento de consultas médicas que são realizadas nos quatro primeiros anos do curso de Medicina do UNIPAM. Essas atividades fazem com que os alunos convivam com os preceptores e com os pacientes, que, por sua vez, auxiliam no desenvolvimento de habilidades interpessoais de comunicação, do comportamento ético, de respeito e de empatia, que são essenciais, tanto em uma enfermaria quanto em um consultório. Discussão: Quando chegar ao mercado de trabalho, o acadêmico que teve o contato com a INESC conseguirá conquistar o seu espaço e seus pacientes, deixando o último mais seguro e colaborativo, facilitando a consulta, o diagnóstico e a relação com o médico. Conclusão: As disciplinas, como a INESC, que valorizam a formação médica pautada na medicina humana e integral, no convívio com médicos e com pacientes, são essenciais no desenvolvimento e no fortalecimento da relação Médico-Paciente, que quando bem fundamentada, traz benefícios para ambos.

Biografia do Autor

Gabriela Troncoso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicas do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

Juliana Silva Neiva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicas do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM

Marilene Rivany Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do curso de Medicina e Enfermagem do Centro Universitário de Patos de Minas. Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP-USP

Downloads

Publicado

2019-02-21

Edição

Seção

Resumos