O papel das aulas de habilidades de comunicação na formação dos estudantes de Medicina
um relato de experiência
Palavras-chave:
comunicação, ferramenta, humanização, relação médico-pacienteResumo
Introdução: As Habilidades de Comunicação (HC) fazem parte de um Componente Curricular educativo específico, estruturado longitudinalmente no curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM. Visa desenvolver as capacidades comunicativas e as interações necessárias ao estudante, ao interno e às capacidades adequadas para o exercício da Medicina. Objetivo: Relatar a percepção de uma acadêmica, diante das possibilidades ofertadas nesse componente curricular, por meio do uso de algumas ferramentas para que os estudantes do curso desenvolvam competências diante das várias situações, culminando, assim, uma relação mais humana entre médico-paciente. Relato de Experiência: A compreensão dos temas trabalhados nas HC nos dois primeiros períodos do curso de Medicina no UNIPAM serve como base para aprimorar o conhecimento diante da realidade profissional, uma vez que auxilia os alunos a terem um olhar mais sensível e mais humano na relação direta com o paciente, sendo esse, sempre, o centro do atendimento e não mais a doença. Resultados: Após cumprir as HC, os estudantes se tornam mais capacitados para lidar com diversas situações ao longo de sua formação, já que desenvolvem habilidades para uma comunicação mais efetiva. Afinal, os acadêmicos aprendem diferentes formas de transmitir determinadas informações ou treinam a habilidade de escuta. Conclusão: Diante disso, pode-se perceber que as HC têm um papel fundamental na formação médica, pois solidificam um bom desempenho profissional e habilitam os estudantes a lidarem com diferentes realidades vinculadas ao processo de saúde e doença. Por fim, as HC contribuem para a humanização do relacionamento entre médico-paciente.