O olhar de estudantes de Medicina sobre a aprendizagem baseada em problemas
Palavras-chave:
aprendizagem baseada em problemas, curso de Medicina, aprendizagem significativa, competência profissionalResumo
Pesquisa de campo descritiva com abordagem quanti-qualitativa, com o objetivo de identificar a percepção dos acadêmicos do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas – Minas Gerais sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). Utilizou-se um questionário auto preenchível contendo questões objetivas e subjetivas. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas. Os dados objetivos foram analisados por meio da estatística descritiva e apresentados na forma de tabelas, e os dados subjetivos pela interpretação de sentidos propiciando elencar os núcleos de sentidos. Constatou-se que 72% dos participantes não conheciam a ABP antes de ingressar na univesidade; 52% se sentem seguros com a ABP; 73% acreditam que ABP diminui distancia entre teoria e prática; 62% acham a ABP mais efetiva que o método de ensino tradicional; todos acreditam que a ABP permite o desenvolvimento de mais de uma habilidade.