Uma percepção acadêmica sobre a aprendizagem baseada em problemas

Autores

  • Isabela de Ávila Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gabriela Flores Mendes Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Luísa Elem Almeida Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Anna Alice de Paula Marinho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Antônio Régis Coelho Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Larissa Silva Cyrino Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Natália de Fátima Gonçalves Amâncio Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

atenção primária à saúde, estratégia saúde da família, processo saúde-doença, territorialização

Resumo

Introdução: O PBL (Aprendizado Baseado em Problemas) é um método adotado para o ensino educativo médico na atualidade. Nesse método a construção ativa do conhecimento baseia-se na junção de informações prévias estimuladas por uma situação problema que promove a ampliação do raciocínio clínico e das habilidades de comunicação. Objetivo: Relatar a percepção de um acadêmico do curso de medicina do Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM quanto ao processo de aprendizagem na metodologia ativa. Relato de Experiência: em um primeiro contato com o método PBL foram necessárias mudanças de hábitos, procedimentos e comportamentos na vivência acadêmica. A partir do desenvolvimento das atividades ativas presentes na grade curricular, ficam evidentes a conscientização da responsabilidade individual na aprendizagem, o raciocínio crítico e reflexivo, a criatividade, o trabalho em equipe, a postura ética e cidadã, a capacitação para intervenção em contextos de incertezas e complexidades. As dificuldades encontradas são a seletividade do conteúdo, a insegurança na organização do estudo, a aceitação somente do PBL em matérias do ciclo básico. Discussão: Observa-se a estruturação de um médico capaz de resolubilidade na saúde individual e coletiva, com maior comprometimento técnico, ético e político e alterando o trabalho fragmentado em condutas integrais, mais humanas. Conclusão: O PBL permite ao discente um ensino multidisciplinar e integrativo, sendo esse, elemento central da aprendizagem baseada em problemas. A ampla disponibilidade aliada à diversidade de informações científicas favorece uma agregação do saber científico, prático e humanizado, que somente será alcançada a partir da dedicação adequada ao método.

Biografia do Autor

Isabela de Ávila, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Gabriela Flores Mendes Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Luísa Elem Almeida Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Anna Alice de Paula Marinho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Antônio Régis Coelho Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Larissa Silva Cyrino, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Acadêmicos (as) do Curso de Medicina do Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

Natália de Fátima Gonçalves Amâncio, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Fisioterapeuta, Professora Doutora do Curso de Medicina Centro Universitário de Patos de Minas- UNIPAM

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Publicado

2018-08-10

Edição

Seção

Resumos