Trissomia do cromossomo 21 e os mitos tangíveis à sexualidade desse grupo

Autores

  • Rafaela Alves Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bárbara Queiroz de Figueiredo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Karine Siqueira Cabral Rocha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

cuidados médicos, educação sexual, sexualidade, síndrome de Down

Resumo

Em relação às pessoas que possuem algum tipo de deficiência intelectual, o tema sexualidade sempre preocupou pais e profissionais. Na síndrome de Down, esta preocupação cresce diante de características genéticas peculiares capazes de comprometer sua reprodução. A socialização, desejos, anseios e frustrações sobre a afetividade que permeiam a vida dessas pessoas requerem atenção especial por parte de todos que lidam com elas. O objetivo do trabalho foi analisar, por meio de revisão de literatura, a sexualidade em portadores da Síndrome de Down, segundo aspectos genéticos e sociais. Para isso, fez-se revisão de literatura e bibliográfica, em que foram selecionados artigos e livros através das plataformas Pubmed, Scielo, BVS e EBSCO, totalizando-se 12 materiais para a revisão. Os descritores utilizados foram os seguintes: "cuidados médicos", "educação sexual", “sexualidade" e "Síndrome de Down". Constatou-se que a sexualidade faz parte do processo de educação global da criança e do adolescente com SD, indistintamente da sociedade e deve ser orientada de acordo com as normas éticas, com metodologia adequada à sua capacidade cognitiva e à faixa etária. Pessoas com SD, como quaisquer outras, requerem o desenvolvimento de aspectos como autoestima, responsabilidades e valores morais, para se tornarem seres sexualmente saudáveis. Portanto, não há evidências significativas de que a Trissomia do 21 cause atraso, exacerbação ou qualquer outro tipo de alteração quanto à expressão da sexualidade em seus portadores. O que a literatura demonstra é que a família que recebe essa criança precisa ser acompanhada por equipe multiprofissional e conduzida de maneira que o portador de SD alcance seu potencial máximo de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Rafaela Alves Fernandes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do curso de Medicina

Bárbara Queiroz de Figueiredo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discentes do curso de Medicina

Karine Siqueira Cabral Rocha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do curso de Medicina

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Resumos