Acolhimento do calouro durante a pandemia

integração do discente à Metodologia PBL no curso de Medicina

Autores

  • Vitor Hugo Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Bethânia Cristhine de Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Karine Siqueira Cabral Rocha Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Natália de Fátima Gonçalves Amâncio Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

desempenho acadêmico, acolhimento, estudantes de Medicina

Resumo

O primeiro ano na Universidade tem fundamental importância para a permanência e sucesso no Ensino Superior. Contudo, diante da pandemia do Coronavírus e a necessidade de implantação do Regime Letivo Remoto, muitos desafios surgiram no acolhimento dos estudantes nesse cenário. Assim, o presente estudo tem como objetivo relatar a percepção dos alunos sobre a recepção dos calouros em tempos de pandemia, oferecida aos ingressantes do curso de Medicina em um Centro Universitário de Minas Gerais. O desejo de receber os calouros com atividades que expressassem a satisfação em tê-los nessa Instituição de Ensino foi mantido, mas com a necessidade à adoção de novas estratégias para a integração e participação dos discentes novatos no cotidiano acadêmico. Entre as estratégias utilizadas, cabe destacar a elaboração de material digital informativo (“Manual do Calouro”), realização de atividades extracurriculares e encontros online com estudantes veteranos, uso de recursos digitais interativos para aulas práticas e simulação de teleconsultas. Os alunos foram convidados a relatar, por meio de um grupo focal, a eficiência e qualidade do acolhimento. A percepção foi positiva, visto que houve uma boa organização por parte da Instituição e os sentimentos observados de respeito, afetividade, apoio e satisfação foram descritos pelos alunos como os principais contribuintes para despertar a sensação de pertencimento e promover a segurança entre os calouros. Portanto, o acolhimento do calouro desperta a sensação de pertencimento e vínculo com a Instituição de Ensino e, mesmo que não ocorra de forma presencial, os objetivos de tal processo podem ser atingidos.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente do curso de Medicina

Bethânia Cristhine de Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Genética e Bioquímica e docente

Karine Siqueira Cabral Rocha, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Ciências da Saúde e docente

Natália de Fátima Gonçalves Amâncio , Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutora em Promoção da Saúde e docente

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Resumos