Anais Unipam

O Centro Universitário de Patos de Minas, cuja atuação se pauta no tripé ensino, pesquisa e extensão, promove, por meio de seus diversos cursos, vários eventos acadêmico-científicos. Esses eventos são reconhecidos como um importante momento de interação, experienciação e construção de conhecimentos. Constituem, portanto, passos marcantes na evolução da pesquisa e da consolidação das finalidades institucionais.

Visando ampliar a divulgação dos trabalhos apresentados e debatidos no decorrer desses momentos, esta página reúne, de modo mais sistemático e formalmente reconhecido pelo Instituto Brasileiro do ISSN, os anais desses eventos.

Para auxiliar na submissão acesse nosso  Manual do Autor.

Revistas

  • Anais da Semana de Pesquisa Jurídica

    O curso de Direito do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) promove, anualmente, a Semana de Pesquisa Jurídica. O objetivo do evento é promover e disseminar a cultura técnico-científica, além de oferecer à comunidade acadêmica um espaço propício para o debate por meio da apresentação de trabalhos científicos, possibilitando, assim, a troca de informações e experiências e a ampliação de conhecimentos. É um momento oportuno para abordagem de temas contemporâneos e para reflexão sobre fenômenos judiciais e sociais. A programação do evento conta com palestras, minicursos e apresentação de trabalhos científicos em sessões orais e pôsteres. Os resumos inscritos, aceitos e devidamente apresentados são publicados nos Anais da Semana de Pesquisa Jurídica. Os Anais têm por finalidade publicar, anualmente, os trabalhos científicos dos participantes, depois de uma avaliação de seu comitê editorial, visando ampliar a divulgação das pesquisas apresentadas e debatidas no decorrer do evento. A Semana de Pesquisa Jurídica é aberta também para alunos de outras instituições de ensino, profissionais da área do Direito e pessoas da comunidade interessadas na temática, estando a participação condicionada à inscrição no site https://unieventos.unipam.edu.br/. É emitido certificado de participação.

  • Anais do COPAM

    Os Anais do COPAM são a coletânea da produção científica apresentada no Congresso Odontológico (COPAM) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), evento anual promovido pelo curso de Odontologia do UNIPAM. O COPAM vem sendo realizado desde 2017 como forma de incentivo à pesquisa e à discussão clínica baseada em evidências científicas. Nos Anais do COPAM, portanto, são publicados os resumos dos trabalhos que foram submetidos à organização do congresso e devidamente revisados e aprovados por seu corpo editorial.

  • Anais do Fórum Gerencial

    Os Anais do Fórum Gerencial são resultantes dos trabalhos apresentados na modalidade de pôster no Fórum Genrencial, promovido pelo cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comecial, Gestão Financeira, Gestão do Agronegócio, Gestão de Marketing e Gestão de Reursos Humanos do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). A comissão organizadora do Congresso vem sugerindo, desde então, que as práticas e as pesquisas resultantes do Projeto Integrador sejam compartilhados, visando na expansão do conhecimento e na reflexão amadurecida sobre os processos pedagógicos inerentes à sala de aula. Nesse sentido, os Anais do Fórum Gerencial, têm por finalidade publicar anualmente resumos das áreas contempladas pelo Fórum, por meio de uma avaliação de seu Comitê Editorial.

  • Anais do COMINE

    Os Anais do COMINE são resultantes dos trabalhos apresentados no Congresso Mineiro de Inovação e Empreendedorismo (COMINE) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), promovido pelos cursos da modalidade presencial e da modalidade EaD. O COMINE é realizado anualmente desde 2004, como forma de incentivar a pesquisa acadêmico-científica, o empreendedorismo e a inovação. Dessa forma, os Anais do COMINE têm por finalidade promover a produção, a circulação e a socialização de conhecimento na área de Ciências Sociais Aplicadas.

  • Anais do CENAR

    Os Anais do CENAR são resultantes dos trabalhos apresentados na modalidade pôster no Congresso Mineiro de Engenharias e Arquitetura (CENAR), promovido pelos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O Congresso, criado em 2014, vem mantendo seu objetivo de promover a interação entre a comunidade científica e os estudantes, e ao mesmo tempo, uma troca de informações e ideias, contando com apresentações de minicursos, palestras em sessões plenárias e apresentação de artigos em sessões orais e pôsteres. Dessa forma, os Anais do CENAR, publicados desde 2016, tem por finalidade publicar resumos das áreas contempladas pelo congresso, por meio de uma avaliação de seu comitê editorial, considerando os seguintes temas específicos: I Arquitetura e Urbanismo; II Engenharia Ambiental e Sanitária; III Engenharia Civil; IV Engenharia Elétrica; V Engenharia Química; VI Engenharia Mecânica e VII Engenharia de Produção.

  • Anais do COMCISA

    Os Anais do COMCISA são resultantes dos trabalhos apresentados na modalidade pôster no Congresso Mineiro de Ciências da Saúde (COMCISA), promovido pelos cursos de Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O COMCISA vem sendo realizado anualmente pelos referidos cursos desde 2004, e é destinado a alunos e professores de instituições públicas e privadas de ensino superior relacionadas às ciências da saúde. A comissão organizadora do Congresso vem estimulando, desde então, a expansão do conhecimento científico e a reflexão amadurecida sobre questões relacionadas à prática e à pesquisa nas áreas que compõem a saúde. Nesse sentido, os Anais do COMCISA, publicados desde a primeira edição do evento, tem por finalidade publicar anualmente resumos das áreas contempladas pelo congresso, por meio de uma avaliação de seu comitê editorial, considerando os seguintes temas específicos: I. Enfermagem; II. Educação Física; III. Farmácia; IV. Fisioterapia; V. Nutrição; VI. Odontologia e VII. Psicologia.

  • Anais do COMEIA

    Os Anais do COMEIA são resultantes dos trabalhos apresentados na modalidade pôster no Congresso Mineiro de Inovações Agropecuárias (COMEIA), promovido pelos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAm). O COMEIA vem sendo realizado anualmente pelos referidos cursos desde 2008, como forma de incentivar a pesquisa científica e o aprimoramento das técnicas empregadas na agropecuária. Dessa forma, os Anais do COMEIA, publicados desde 2015, têm por finalidade publicar resumos das áreas contempladas pelo Congresso, por meio de uma avaliação de seu Comitê Editorial, considerando os seguintes temas específicos: I. Agronegócio; II. Ciência do solo; III. Clínica e cirurgia de pequenos e grandes animais; IV. Engenharia rural; V. Genética, Reprodução e Melhoramento Animal; VI. Nutrição Animal; VII. Produção vegetal; VIII. Saúde e bem estar animal; IX. Tecnologia e inspeção de produtos de origem animal e X. Tecnologia pós-colheita.

  • Anais do COMED

    Os Anais do COMED são publicações resultantes do Congresso Mineiro de Medicina (COMED) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), atividade de extensão nos moldes de um congresso científico, destinada aos acadêmicos do curso de Medicina do UNIPAM, com vista a construir espaços para ampliação do conhecimento científico, indispensável para a formação acadêmica do futuro médico. É um evento de ocorrência anual organizado por uma comissão científica composta por docentes e por acadêmicos do Diretório Acadêmico Doutor Fued Elias Ésper. Esse evento apresenta quatro dias de amplos estudos, de incentivo à pesquisa e de integração. A apresentação de trabalhos científicos é uma oportunidade de mostrar o conhecimento produzido no ambiente universitário e de ser academicamente reconhecido. Ademais, pretende-se alcançar o desenvolvimento integral dos alunos de maneira responsável, crítica e prazerosa, cultivando todas as suas potencialidades e dimensões. Podem participar do processo de submissão de trabalhos inéditos quaisquer acadêmicos do curso de Medicina do UNIPAM, além de estudantes de Medicina de faculdades autorizadas pelo Ministério da Educação, sob orientação de um pesquisador, médico e/ou professor universitário.

  • Anais do CMEB

    Os Anais do CMEB são resultantes dos trabalhos apresentados na modalidade de pôster no Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica (CMEB), promovido pelos cursos de História, Letras, Pedagogia e Ciências Biológicas do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). O CMEB vem sendo realizado anualmente pelos referidos cursos desde 2004, como forma de incentivar a prática pedagógica e a pesquisa científica entre os profissionais das licenciaturas. A Comissão Organizadora do Congresso vem sugerindo, desde então, que a prática e a pesquisa resultam na expansão do conhecimento e na reflexão amadurecida sobre os processos pedagógicos inerentes à sala de aula. Nesse sentido, os Anais do CMEB, publicados desde 2012, têm por finalidade publicar anualmente resumos das áreas contempladas pelo congresso, por meio de uma avaliação de seu comitê editorial, considerando os seguintes temas específicos: I Ciências Biológicas; II História; III Letras;  IV Pedagogia e V Matemática.

  • Anais do INESC

    Os Anais do INESC, resultantes da compilação dos trabalhos aprovados pela Comissão Científica da Mostra Científica do Curso de Medicina (INESC) do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) realizada anualmente, é uma publicação oficial do UNIPAM. A Mostra Científica  tem como objetivo principal propiciar um espaço interdisciplinar para divulgação e aprimoramento dos trabalhos de pesquisa, com destaque aos trabalhos de construção de Projeto de Saúde no Território (PST), concluídos ou em andamento, desenvolvidos por discentes e docentes e preceptores do componente curricular Integração Ensino Serviço e Comunidade (INESC) do curso de Medicina. A principal função dos Anais do INESC é adicionar cientificidade ao debate acadêmico, com a contribuição dos Projeto Saúde no Território (PST), vinculados ao curso de Medicina, apresentados os resumos expandidos na forma de pôster no evento.