Gamificação no ensino de matemática com a atividade "caça ao tesouro matemático"

Autores

  • Amanda Caroline Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fábio de Brito Gontijo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

gamificação, matemática, tecnologia

Resumo

O projeto desenvolvido na Escola Municipal João Gualberto de Amorim Júnior, em Patos de Minas, investigou a aplicação da gamificação no ensino de matemática para alunos do 9º ano. A atividade “Caça ao Tesouro Matemático” integrou conceitos como equações lineares, porcentagens e geometria a elementos de jogo, com o objetivo de promover engajamento e aprendizagem ativa. Identificou-se que os estudantes enfrentavam dificuldades na assimilação de conteúdos matemáticos, o que frequentemente resultava em desinteresse e baixo desempenho. A ausência de metodologias interativas que aproximassem a matemática do cotidiano reforçava essa problemática. A gamificação, ao incorporar desafios e recompensas, demonstrou potencial para transformar o ensino em uma experiência mais atraente e significativa, além de estimular habilidades como resolução de problemas e raciocínio lógico. A atividade ocorreu em duas aulas de 50 minutos: na primeira, os alunos, organizados em grupos, receberam pistas com desafios matemáticos escondidos em diferentes locais da escola; na segunda, continuaram a resolver os problemas até que um grupo encontrasse o “tesouro”. Após a conclusão, realizou-se uma discussão sobre os desafios enfrentados e os conceitos revisados. Os resultados evidenciaram maior engajamento, motivação e colaboração entre os alunos, com melhora na compreensão dos conteúdos e no desempenho durante a atividade. A experiência mostrou que a gamificação pode ser uma estratégia eficaz para tornar o ensino de matemática mais dinâmico e acessível. A prática desenvolvida confirmou seu potencial como ferramenta pedagógica, proporcionando uma aprendizagem prazerosa, significativa e conectada ao cotidiano dos estudantes.

Biografia do Autor

Amanda Caroline Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Matemática

Fábio de Brito Gontijo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Resumos