Análise crítica sobre etnomatemática na educação

Autores

  • Giancarlo de Lima Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Fábio de Brito Gontijo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

etnomatemática, matemática, educação

Resumo

A etnomatemática, conforme discutida no artigo “Etnomatemática: Integrando Culturas e Saberes na Educação Matemática” (2022), propõe uma educação que valorize os conhecimentos matemáticos presentes em diferentes culturas. O estudo demonstra como essa abordagem pode enriquecer o ensino ao conectar a matemática formal com práticas culturais específicas, sobretudo em contextos rurais. A problemática central é o descompasso entre o ensino tradicional e os saberes informais de diversas comunidades, o que tende a marginalizar experiências culturais, como as de grupos indígenas e rurais, comprometendo a inclusão educacional. A integração de saberes culturais revela-se fundamental para tornar a matemática mais inclusiva e significativa. A etnomatemática respeita a pluralidade cultural e reforça o senso de identidade dos alunos, contribuindo tanto para o desempenho acadêmico quanto para o engajamento com o conteúdo. O estudo de caso foi desenvolvido em uma escola rural, onde atividades baseadas na cultura local — como padrões de tecelagem e a contagem de recursos naturais — permitiram que os alunos explorassem conceitos matemáticos de maneira contextualizada. A formação docente também se destacou, com foco na mediação entre conhecimento acadêmico e saberes informais. Os resultados indicaram avanços nas habilidades matemáticas dos estudantes, bem como fortalecimento de sua identidade cultural e senso de pertencimento. Assim, a etnomatemática mostrou-se uma abordagem eficaz para promover um ensino de matemática mais inclusivo e culturalmente relevante, representando um passo significativo em direção a uma educação que respeite e integre a diversidade cultural.

Biografia do Autor

Giancarlo de Lima Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Matemática

Fábio de Brito Gontijo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Resumos