Biologia em Ação

o uso de caixa entomológica como ferramenta educacional

Autores

  • Dávys William Fonseca Assis Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gabriela Thaís Boaventura Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marcelo Saldanha Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Gabriel Henrique Matias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ensino de Biologia, caixa entomológica, diversidade de insetos, metodologias ativas, educação científica

Resumo

A classe Insecta, caracterizada pelo corpo segmentado, antenas e três pares de patas, exerce papel essencial no equilíbrio ambiental, contribuindo para processos como polinização e decomposição. A montagem de caixas entomológicas — que envolve a coleta e identificação de insetos — constitui recurso valioso para estudos de biodiversidade e para o ensino de Biologia e Ciências, tornando o aprendizado mais prático, interativo e estimulante. Este estudo teve como objetivo montar uma caixa entomológica e doá-la à Escola Estadual Amadeu Gonçalves Boaventura, analisando seu impacto como recurso didático. A metodologia incluiu a coleta de insetos nos municípios de Carmo do Paranaíba e Lagoa Grande (MG), seguida da identificação das espécies e da montagem da caixa com materiais como alfinetes entomológicos, isopor e álcool. Também foi elaborado um manual explicativo com curiosidades, informações biológicas e fotografias dos espécimes. A doação ocorreu em 16 de maio. Os resultados indicaram forte impacto pedagógico: a caixa foi amplamente utilizada nas aulas de Ciências do 8º ano, despertando interesse e promovendo discussões sobre a classe Insecta. Além disso, integrou as apresentações da Feira de Ciências de 21 de setembro, enriquecendo as exposições sobre o Reino Animal e atraindo a atenção da comunidade escolar. Observou-se maior engajamento dos alunos com os conteúdos de Biologia e Ciências, confirmando que a utilização de caixas entomológicas é uma estratégia eficaz para dinamizar o ensino e estimular a curiosidade científica.

Biografia do Autor

Dávys William Fonseca Assis, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Ciências Biológicas

Gabriela Thaís Boaventura Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Ciências Biológicas

Marcelo Saldanha Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Ciências Biológicas

Gabriel Henrique Matias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Resumos