Desmistificação de estigmas sobre religiões de matrizes africanas

Umbanda

Autores

  • Natália Gabrielle Oliveira Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Paloma Saldanha Sousa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Adriene Sttéfane Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

religião, intolerância, umbanda, educação antirracista, pesquisa etnográfica

Resumo

A intolerância contra religiões de matrizes africanas, como a Umbanda, constitui um desafio que demanda atenção no âmbito educacional, sobretudo no contexto brasileiro. O projeto Desmistificação de Estigmas sobre Religiões de Matrizes Africanas: A Umbanda, desenvolvido na disciplina de Projeto Integrador II do curso de História do UNIPAM, sob orientação da Prof.ª Dra. Adriene Silva, teve como objetivo promover uma educação antirracista e desconstruir preconceitos religiosos. A metodologia combinou pesquisa bibliográfica em fontes legais, como a Lei nº 10.639/03, e em obras historiográficas que abordam a inserção dessas religiões no Brasil, além de pesquisa etnográfica com visitas de campo ao Terreiro de Mãe Jura, em Patos de Minas (MG). O percurso teórico concentrou-se no estudo das legislações e na análise crítica da produção historiográfica, discutindo estigmatização e resistência cultural. A etapa prática envolveu visitas de campo que possibilitaram aos estudantes observar práticas religiosas, interagir com membros da comunidade e ampliar sua compreensão sobre a Umbanda. A partir dessa experiência, foi elaborada e aplicada uma oficina em uma escola estadual, direcionada a alunos do ensino médio. A oficina incluiu apresentações expositivas e atividades dialogadas, apresentando os rituais, símbolos e valores da Umbanda, com vistas à desconstrução de estigmas. Os resultados demonstraram elevado engajamento dos estudantes, que participaram ativamente das discussões e refletiram sobre o respeito à diversidade religiosa. Além disso, a avaliação indicou mudanças significativas de percepção em relação às religiões afro-brasileiras, evidenciando a eficácia do projeto na promoção da educação antirracista e no combate à intolerância religiosa no ambiente escolar.

 

Biografia do Autor

Natália Gabrielle Oliveira Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de História

Paloma Saldanha Sousa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de História

Adriene Sttéfane Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Resumos