Nhe'ẽ Apeku Poranga
sabedoria ancestral em Tupi
Palavras-chave:
comunidades, cultura, povos indígenasResumo
Este trabalho apresenta um relato de experiência pedagógica desenvolvido no âmbito do Projeto Integrador do Curso de História do UNIPAM, sob orientação da Professora Doutora Adriene Sttéfane Silva. A oficina “Nhe'ẽ Apeku Poranga: Sabedoria Ancestral em Tupi” foi elaborada por graduandos do curso e aplicada na Escola Estadual Dona Guiomar de Melo, com o objetivo de desmistificar estereótipos e promover uma compreensão autêntica das culturas indígenas, fundamentada nos princípios freirianos. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica para a elaboração do plano da oficina e a realização de uma mediação pedagógica composta por introdução teórica, visita interativa ao Museu Digital Nhe'ẽ Porã, roda de conversa com o Mestre Nereu Cavalcanti e atividades práticas de interação com instrumentos e artesanato indígena. Ao final, os alunos produziram textos reflexivos sobre suas percepções e aprendizagens. Os resultados evidenciaram uma resposta positiva tanto dos estudantes da escola — que demonstraram maior sensibilização quanto à diversidade cultural e linguística dos povos indígenas — quanto dos graduandos, que vivenciaram uma prática pedagógica significativa e a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em um contexto real. Conclui-se que a oficina promoveu uma educação inclusiva e reflexiva, ao mesmo tempo em que contribuiu para o desenvolvimento das competências pedagógicas dos futuros professores de História, em consonância com a pedagogia freiriana voltada para a transformação social e cultural.