Elaboração do jogo de tabuleiro nas aulas de Biologia do Ensino Médio

proposta de metodologia ativa para o ensino-aprendizagem do conteúdo de Genética

Autores

  • Bryan Teixeira Coelho Dias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Jeyson Césary Lopes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ciência, educação, lúdico

Resumo

A genética tem se destacado cada vez mais na mídia, envolvendo avanços científicos e tecnológicos, o que reforça a importância de seu ensino na educação básica. Contudo, nas escolas, a disciplina ainda é frequentemente vista como complexa, desinteressante e de difícil compreensão. Diante desse cenário, o presente estudo teve como objetivo desenvolver uma ferramenta lúdica para o ensino de genética em turmas do Ensino Médio, tornando o aprendizado mais acessível e atrativo. Para isso, foi criado um jogo didático inspirado no Ticket to Ride, da Galápagos Jogos. O tabuleiro apresenta um mapa do Brasil com algumas cidades representadas por universidades, além de uma trilha de pontuação. O objetivo é acertar o maior número de questões, construir conexões e formar a maior sequência contínua, por meio de cartas de ação e de conexão. Esses materiais foram produzidos com o software Microsoft Word e impressos em papel fotográfico, acompanhados de um caderno de respostas. O tabuleiro, demais componentes e manual de regras encontram-se em fase de finalização. O uso de jogos e metodologias ativas mostrou-se promissor para tornar a genética mais interessante e prazerosa, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades individuais — como melhoria nas notas — e coletivas, como a cooperação e o trabalho em equipe. Assim, conclui-se que é viável criar ferramentas lúdicas de baixo custo para o ensino de genética, capazes de promover uma aprendizagem significativa, criativa e engajadora.

Biografia do Autor

Bryan Teixeira Coelho Dias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Ciências Biológicas

Jeyson Césary Lopes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2025-10-01

Edição

Seção

Resumos